Serviço

Centro de Zoonoses faz mutirão de castração de gatos

Procedimento melhora qualidade e expectativa de vida dos bichanos.
Imirante.com, com informações da assessoria 26/10/2017 às 12h36
Centro de Zoonoses faz mutirão de castração de gatosProcedimento melhora qualidade dos bichanos. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRIZ - Desde agosto, o Centro de Controle de Zoonoses de Imperatriz intensifica a castração de gatos para manter o controle de natalidade e diminuir o risco de doenças entre os animais. Na manhã da última terça-feira (24), foram castrados 48 machos, gratuitamente, com agendamento prévio. Esse foi o terceiro mutirão, com 120 cirurgias, o próximo deve acontecer na última semana de novembro.

De acordo com o coordenador de Zoonoses, Paulo Henrique, a operação é rápida e simples. “Com duração de 10 minutos, os gatos recebem anestesia geral e são removidos os testículos. Lembramos que isso não traz nenhum prejuízo aos machos, apenas benefícios” – explicou.

Segundo o veterinário, os felinos ficam mais caseiros e pode evitar que eles contraiam doenças como a raiva, toxoplasmose e dermatite, já que não estarão em contato com outros animais. O mutirão contou com a participação de estudantes do 6º período de medicina veterinária da UEMA SUL, que acompanharam os trabalhos como assistentes.

O Centro de Zoonoses fica na BR 010, Conjunto Vitória, e oferece serviços de consultas, teste de raiva e calazar, além de recolherem cães doentes e cavalos abandonados nas ruas, com o auxílio da carrocinha. A castração e os atendimentos são feitos diariamente, das 8h às 16h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.