Educação

Estudante de Porto Franco representa o MA no Parlamento Jovem Brasileiro em Brasília

De 244 projetos de todo o Maranhão Gabriella Luzia ficou em segundo lugar.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
(Divulgação )

Gabriella Luzia Martins Bandeira, estudante matriculada no Centro de Ensino Médio Fortunato Moreira Neto de Porto Franco, está em Brasília (DF), onde participa do Programa Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara dos Deputados, que nesse ano ocorre no período de 25 a 29 de setembro.

Para participar desse evento estudantes de todo Brasil participaram de seleção onde cada um deles elaborou e apresentou um Projeto de Lei que será defendido em Comissão Interna da Câmara dos Deputados.

De 244 projetos de todo o Maranhão Gabriella Luzia ficou em segundo lugar. Outros dois estudantes de Porto Franco também se inscreveram, e tiveram projetos analisados, mas, foi Gabriella quem venceu. Foram escolhidos três jovens do Maranhão para representar o estado em Brasília.

Os três alunos do Maranhão: Eliezer Henrique da Silva Souza, do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, de São Luís; Gabriella Luzia Sousa Bandeira, do Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, de Porto Franco e Gleiciele Oliveira dos Santos, do CEI Jacira de Oliveira e Silva, de Timon.

Essa é a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) promovido pela Câmara dos Deputados. O programa simula uma jornada parlamentar em que os estudantes participam de debates e votações, conhecendo, com isso, o trabalho de um deputado federal.
Foram selecionados 78 representantes dos 26 estados e do Distrito Federal. São estudantes do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos.

O evento está sendo realizado nas dependências do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), em plenários de comissões e no Plenário Ulysses Guimarães.
O PJB possibilita aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com diplomação, posse e exercício do mandato. O programa também estimula, nas escolas, a discussão de temas como política, cidadania e participação popular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.