Encontro

Dom Vilsom Basso reúne-se com juventude neste domingo

O encontro é um momento de diálogo e de fortalecimento do Ano da Juventude no Maranhão.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
O encontro é um momento de diálogo.
O encontro é um momento de diálogo. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRIZ - Coordenadores de grupos de jovens de Imperatriz e cidades vizinhas irão se reunir, neste domingo (25), com o novo bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilsom Basso. Este é o primeiro momento de diálogo e escuta entre o bispo e os líderes juvenis direcionados, especificamente, aos anseios da juventude.

O encontro ocorrerá a partir das 8H, na Paróquia São Francisco de Assis (em Imperatriz), e tem como público alvo coordenadores e vice-coordenadores das diversas expressões juvenis que compõem a Igreja Católica local: Pastoral da Juventude, Legião de Maria Juvenil, Renovação Carismática (MJ-RCC), Grupos Juvenis paroquiais, Novas Comunidades, Trabalhos Juvenis nas Congregações religiosas, entre outras expressões.

O encontro, ratificado por Dom Vilsom e organizado pelo Setor Juventude, busca fortalecer a evangelização e discutir sobre o Ano da Juventude no Maranhão. Este diálogo é esperado com muita alegria e ansiedade, é o que explica a coordenadora do grupo Jovens Unidos Dando as Mãos (Judam), da Pastoral da Juventude, na cidade de Vila Nova dos Martírios (MA), Maria Madalena, “estou muito entusiasmada para ver Dom Vilsom pela primeira vez, e, acredito que será um encontro com um bom aprendizado com pautas interessantes a serem debatidas com coordenadores de outras expressões juvenis”.

Para o membro do Setor Juventude e coordenador diocesano do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC-MJ), Ítalo Sales, esta reunião vem consolidar ainda mais as forças juvenis de nossa diocese, além de, acolher a aplicação do questionário sobre juventude solicitado pelo Papa Francisco aos jovens do mundo inteiro para o Sínodo dos Bispos, reunião que acontece em Roma, em 2018. “Será um momento de construir caminhos juntos sobre a importância do jovem em seu projeto de vida vocacional, na Igreja, e na sociedade, nossa contribuição como diocese para o Sínodo dos Bispos do ano que vem”, afirma.

Ele explicou ainda sobre o Ano da Juventude proposto pela Igreja do Maranhão, está em comunhão com toda a Igreja. “Com a ternura e a benção de Nossa Senhora Aparecida, em que celebramos seus 300 anos, os jovens são chamados à missão de forma mais efetiva em nosso estado. Em nossa reunião neste domingo, haverá um momento de consagração da juventude com a presença da imagem peregrina da Padroeira do Brasil”, completa.

Posse

Dom Vilsom Basso assumiu a Diocese de Imperatriz no dia 10 de junho, após dez meses da transferência de Dom Gilberto Pastana para a Diocese de Crato, no Ceará. Já à frente da diocese, presidiu a solenidade de Corpus Christi, o maior evento religioso da região. Dom Vilsom é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem 57 anos e nasceu em Tuparendi (RS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.