Semana do Meio

Começa Semana do Meio Ambiente em Imperatriz

Evento começa com conscientização às margens do Bacuri.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Evento começa com conscientização às margens do Bacuri.
Evento começa com conscientização às margens do Bacuri. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRZ - Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi realizado trabalho de conscientização, através da entrega de panfletos e diálogos com os moradores da Rua Alvorada, esquina com a Coriolano Milhomem, no Bairro Bacuri. Durante visita, ontem (30), a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) enfatizou sobre a importância de não jogar lixo no local e de se preservar a mata ciliar. A ação marca o início de uma programação diversificada, que vai até o dia 13.

A dona de casa Lindaura de Oliveira mora no local desde a década de 1970 e conta que quando chegou o riacho era limpo, as pessoas tomavam banho, lavavam roupa e a paisagem era bem diferente, muito mais agradável do que a realidade atual. Juntamente com os vizinhos, ela tenta amenizar a situação, limpando as laterais do riacho e plantando árvores às margens, mas lamenta o fato de outros moradores jogarem lixo e até sofá dentro da água.

O açougueiro Francisco da Silva, 38, que também mora em frente ao Bacuri disse que a margem do riacho é como se fosse uma chácara, é o local em que ele se esforça para manter limpo e também cultivar árvores. “Eu já tomei banho aqui quando era criança, quando era limpo”, lembrou.

O engenheiro agrônomo Fábio Batista enfatiza que “a água é um dos bens mais importantes, é um bem renovável e diante disso, é importante conscientizar as pessoas sobre a preservação desse bem maior”. Ele explicou que a mata ciliar é necessária para proteger o leito do riacho, evitando que haja assoreamento.

A Semana de Meio Ambiente contará com palestras educativas sobre coleta seletiva, ações de arborização, entrega de mudas, apresentações na Academia da Saúde e blitz com distribuição de panfletos e sacolas para carros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.