Semana Espírita

6ª Semana Espírita de Imperatriz aborda formas de enfrentar a depressão e o suicídio

A programação segue até o próximo domingo, em Imperatriz.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
A depressão é um dos temas abordados.
A depressão é um dos temas abordados. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRIZ - Com o tema Viva mais, vença e previna a depressão e o suicídio, a 6ª Semana Espírita de Imperatriz ocorrerá de 15 a 21 de maio, com entrada gratuita. O evento é uma realização do Conselho Espírita de Imperatriz e tem o apoio da Federação Espírita do Maranhão (Femar).

Um dos objetivos é debater a espiritualidade e os desafios enfrentados pelas pessoas no dia a dia. O suicídio e a depressão são graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. O país é o 8º em número de casos de suicídios, são anualmente mais de 11.800 registros. No mundo, todos os anos, mais de 800 mil pessoas se matam, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A depressão é uma das situações que pode gerar o ato de suicídio. Trata-se de um distúrbio emocional relacionado a uma sensação de infelicidade e abatimento. A causa pode ser uma combinação de fatores biológicos, sociais e psicológicos. Além da depressão, outras questões estão relacionadas, como o enfrentamento de momentos difíceis (problemas financeiros, fim de relacionamentos, violência e abusos, dores crônicas, sentimento de isolamento), além do consumo abusivo de álcool ou drogas.

Programação


A semana espírita começou nesta segunda (15), no Centro Espírita André Luiz (Centro). Hauve palestra sobre a vida sem as drogas, com Maria Helena Ventura. Na terça (16), serão abordados o medo, a ansiedade, solidão e a rotina na palestra de Fábio Carvalho, no Centro Espírita Meimei (Jardim São Luís). Na quarta (17), a temática será o suicídio, causas e consequências, através da explanação de Ana Luiza Nazareno, no Centro Espírita Gastão Pereira (Centro).

Na quinta (18), à noite, 20h, no Centro Espírita José Grosso (Bacuri), a temática será os transtornos mentais, com palestra de Ramsés Mesquita. Na sexta (19), pela das 7h30 às 12h, haverá a I Feira do Livro Espírita de Imperatriz, na Praça de Fátima. No sábado, às 15h, o tema Bem-aventurados os aflitos será detalhado por Noê Gonçalves, no Educandário Nilzete Pires Cerqueira (Parque Alvorada II).

No domingo (21), às 8h30, ocorrerá o encerramento da semana espírita com a palestra Viva mais: vença e previna a depressão e o suicídio, com Jorge Diniz. A última palestra será no grupo Voz Espírita/Campanha da caridade cristã (Nova Imperatriz). Mais informações podem ser obtidas nas casas espíritas da cidade e no Facebook do Conselho Espírita de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.