Projeto

Detentos participam de projeto de leitura em Açailândia

A cada livro lido eles terão quatro dias da pena reduzidos.

Imirante Imperatriz, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
A cada livro lido eles terão quatro dias da pena reduzidos.
A cada livro lido eles terão quatro dias da pena reduzidos. (Foto: Reprodução)

AÇAILÂNDIA - Teve início na Comarca de Açailândia o projeto que garante aos presos em regime fechado e semiaberto da Unidade Prisional de Ressocialização a remição de pena pela leitura. A remição é um direito que o preso tem de reduzir o tempo de duração da pena privativa de liberdade, por meio do trabalho prisional ou do estudo.

Idealizada pela promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, da 6ª Promotoria de Açailândia, a iniciativa, que conta com a parceria do curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – Campus Açailândia, está prevista na Recomendação 44/2013, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre atividades educacionais complementares para remição da pena pelo estudo e estabelece critérios para que a prática da leitura seja admitida como meio para obtenção do benefício.

Inicialmente, segundo a promotora, 15 detentos vão participar de forma voluntária. “A cada livro lido, o preso terá direito a quatro dias de remição da pena, como determina a Recomendação do CNJ”, explicou Sandra Garcia.

Foi estabelecido um prazo de 20 dias para a leitura da obra, no caso o romance “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo. Após isso, os participantes terão mais 10 dias para elaboração do resumo da obra, a fim de comprovarem que, de fato, a leram. Nesta fase, os estudantes de Letras irão auxiliar os presos na elaboração do texto.

Uma comissão formada pela promotora e estudantes irá avaliar os trabalhos produzidos. Conforme orienta a Recomendação do CNJ, o resultado da avaliação será encaminhado para o juiz da Execução Penal competente, que irá decidir sobre o aproveitamento da leitura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.