Equoterapia

Programa da equoterapia recebe apoio em Imperatriz

Equipe teve reforço de profissionais para auxiliar nos atendimentos.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Equipe teve reforço de profissionais para auxiliar nos atendimentos.
Equipe teve reforço de profissionais para auxiliar nos atendimentos. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ - Modalidade de tratamento que utiliza o cavalo como instrumento pedagógico, direcionado a pessoas com deficiência, a equoterapia já implementou algumas melhorias no Programa gerenciado em parceria com o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural).

“Antes atendíamos 20 pessoas por semana e agora já estamos atendendo 60. Tínhamos dois guias e hoje são três, mais um equitador, além de sete profissionais da equipe técnica, como psicológico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, educador físico, pedagogo e educador especiais”, explica a nova coordenadora do Programa, Maria Aparecida.

Segundo o secretário indicado da Saúde, Alair Firmiano, outro avanço é a implantação dos protocolos de atendimento que estão sendo desenvolvidos, assim como as novas atividades lúdicas de incentivo à aprendizagem e cognição, que começaram a ser utilizados. “Já fizemos algumas mudanças estruturais também, como retelhamento da sede do Programa, poda de árvores e capina, além de uma capacitação para funcionários”, acrescenta Alair.

Para a psicóloga Silvana Ferreira de Sousa, que faz parte do programa há cerca de um ano e meio, as alterações melhoraram muito os serviços prestados. “Já houve bastante mudança e eu acho que precisa mesmo agregar essa parte pedagógica, porque aumenta a aprendizagem. Meu filho melhorou muito nas questões de concentração e ansiedade”, enfatizou.

O Programa também fez a aquisição, por meio da Secretaria de Agricultura, de 20 sacos de ração e milho para alimentar os cavalos utilizados na equoterapia, que segundo relato dos cuidadores, há mais de um ano não se alimentavam destes insumos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.