Esgoto

Após quatro meses, estação de esgoto volta a funcionar em Imperatriz

A estação fica localizada na Vila João Castelo, um dos bairros de Imperatriz.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
A estação fica localizada na Vila João Castelo, um dos bairros de Imperatriz.
A estação fica localizada na Vila João Castelo, um dos bairros de Imperatriz. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ - A estação elevatória de esgoto da Vila João Castelo, paralisada desde setembro de 2016, e que integra o conjunto de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-I), voltou a funcionar.

“Nós agradecemos todos os profissionais envolvidos na ‘Operação do PAC-I’ na grande Cafeteira, em especial aos engenheiros Carlos Elpídio e Inaldo, da Sinfra, que trabalharam para colocar em funcionamento a estação elevatória de esgoto”, reconheceu o secretário Francisco Pinheiro.

Ele assinalou que o objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, sendo de fundamental importância a efetivação das estações elevatórias de esgoto na grande Cafeteira.

“Essas bombas funcionando colocam o sistema de esgotamento em pleno funcionamento, beneficiando dezenas de famílias que residem na área de abrangência do PAC-I”, esclarece.

O secretário ressalta que “essas unidades existem para bombear a água e os resíduos de tubulações profundas, que exigem a necessidade de um equipamento para transporte essa profundidade, ou ainda quando existe uma baixa declividade ou porção elevada do terreno para assim permitir que a gravidade volte a atuar no transporte do esgoto até chegar às estações nas quais o esgoto será tratado”.

A estação elevatória de esgoto funciona como uma espécie de filtro e geralmente está equipada com dispositivos de pré-tratamento como grades, barras ou cestos, ou seja, uma estação elevatória de esgoto também age na retirada de parte desses resíduos sólidos.

“A previsão é que nestes próximos 45 a 60 dias essas três estações elevatórias de esgotos estejam em pleno funcionamento na grande Cafeteira”, estima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.