Rompimento da adutora

Caema mantém recuperação de adutora, mas não fala mais em prazos de conclusão dos serviços

O presidente da Caema, Davi Telles acompanha serviços.

Imirante Imperatriz com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
Os operários trabalham para recuperar a adutora que foi rompida acidentalmente na segunda-feira (16) e desde então a cidade está sem água nas torneiras.
Os operários trabalham para recuperar a adutora que foi rompida acidentalmente na segunda-feira (16) e desde então a cidade está sem água nas torneiras. (Foto: Divulgação/ Tátyna Viana)

IMPERATRIZ – O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles, disse nesta quarta-feira (18), em Imperatriz, que a empresa não vai mais estipular prazo para recuperar a adutora que foi rompida, e causou o corte no fornecimento de água para a cidade. O prazo inicial venceu hoje, no terceiro dia sem água nas torneiras.

Daví Telles, que esteve no local onde são executados os serviços, disse que em razão das chuvas que atingem a cidade desde a noite anterior, alegou que os serviços tiveram de ser interrompidos, mas foram retomados pela manhã. Ele lembrou que a adutora fica no cruzamento de duas ruas e a água da chuva acaba caindo dentro do buraco onde os operários trabalham, e a bomba que extrai a água não vem dando conta esvaziar o local.

O serviço dos operários consiste em soldar uma chapa de ferro no local onde a adutora foi rompida acidentalmente por uma retroescavadeira.

“O serviço em si, da fixação da placa de ferro, elementos que vão fazer com que a adutora fique recuperada, esse é o menor dos problemas porque a Caema possui a expertise, é a companhia concessionária de águas e esgotos no Estado. O principal problema hoje é fazer a drenagem e toda essa poça que está aqui em volta da adutora”, disse o presidente da Caema, ressaltando que a adutora possui 900 milímetros, e é a principal da cidade.

Telles ressaltou que a equipe de operários é suficiente para resolver o problema, mas evitou falar em prazos e em plano “B”.

“Neste momento temos que torcer para não chover, ainda bem, porque estamos vendo que o sol está abrindo agora. Então temos boa perspectiva, uma vez que tivemos que interromper os serviços três vezes, ontem, na madrugada e agora a pouco (manhã de hoje)”, disse Telles.

Perguntado sobre qual seria o plano “B” ele desconversou dizendo que embora a empresa esteja pensando em um plano secundário, este seria complicado e talvez não valesse a pena pelo que levaria para ser colocado em prática. Ele reafirmou que a adutora danificada não é uma comum, um interceptor de esgoto, rede de distribuição ou uma adutora menor, mas a grande adutora, e principal adutora de Imperatriz, cuja única solução será recuperá-la.

Carros pipas

O presidente da Caema disse que a empresa está começando a trabalhar no sentido de fornecer carros-pipas para a cidade.

“Os locais que a gente tem como atender, a gente já começa a liberar carros-pipa, nós temos que focar aqui, até por que é um serviço reduzido, não uma atividade corriqueira da Caema. Como Imperatriz tem seus problemas de água muito regularizados, com exceção de 11 a 12 bairros que vamos intervir agora, não lançamos mão de carros-pipa todo o dia, e não é uma solução rápida e fácil de ser viabilizada”, disse acrescentando que vai continuar focando na recuperação da adutora.

Ao falar sobre sua perspectiva pessoal, ele disse que espera que até o fim da tarde de hoje o remendo seja feito na adutora e o bombeamento de água para toda a cidade recomece.

Caso o problema seja solucionado, ainda, hoje, em 24 horas o fornecimento de água estará regularizado para toda a cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.