Interestaduais e Internacionais

ANTT inicia monitoramento de viagens de ônibus no Brasil

A agência recebe dados dos operadores a partir de 31 de janeiro.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
A agência pretende receber dados a partir do dia 31 de janeiro.
A agência pretende receber dados a partir do dia 31 de janeiro. (Foto: Biné Morais/O Estado)

BRASIL – Deve começar a partir do dia 31 de janeiro o monitoramento das viagens do transporte rodoviários interestadual e internacional de passageiros. A medida foi divulgada pela Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). Nesse sentido, as empresas com mais de 30 veículos registrados são obrigatórias a aderir ao sistema de monitoramento.

Para atender à nova exigência, as operadoras do serviço devem fazer um cadastro junto à ANTT, indicar o fornecedor do sistema que permite o registro e o controle das informações sobre as viagens e iniciar o envio dos dados.

A agência mantém um cadastro das empresas desenvolvedoras desses sistemas no Portal Monitriip. Os fornecedores devem atender aos requisitos que constam na resolução 4.499/2014.

O objetivo da ANTT é que a inovação auxilie na definição das políticas de regulação e de fiscalização e no combate ao transporte clandestino. O sistema também permitirá novas facilidades aos passageiros, como vendas de bilhetes pela internet (sem precisar retirar a passagem em algum guichê), e informações mais precisas.

Outro ganho esperado é na segurança: a ideia é realizar convênios com autoridades policiais e utilizar os dados para combater a criminalidade. O sistema permite indicação e motivos das paradas dos ônibus, anormalidades no percurso podem ser rápida e facilmente identificadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.