Missa do Galo

Diocese de Imperatriz tem programação especial de Natal

A programação terá missas em todas as 698 igrejas que fazem parte de diocese.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Padre Chico Lima vai celebrar na Catedral de Fátima, às 19h do dia 31.
Padre Chico Lima vai celebrar na Catedral de Fátima, às 19h do dia 31. (Divulgação /Arquivo Pessoal )

IMPERATRIZ – A Diocese de Imperatriz realiza neste período natalino uma programação especial, que visa celebrar o nascimento de Jesus Cristo. A programação terá missas em todas as 698 igrejas que fazem parte de diocese, nos 13 municípios abrangentes, dia 24, véspera de Natal.

De acordo com o administrador diocesano, padre Francisco Lima, o Natal é uma a segunda mais importante festa do Cristianismo, sendo comparada apenas com a Páscoa da Ressurreição. Diante disse, a diocese preparou uma programação super especial para celebrar o nascimento de Jesus.

“Todas as igrejas estão com a programação da celebração de Natal, com encenações, começando às 19h de sábado (24). Um grande número de celebrações, notadamente em Imperatriz e Açailândia ocorrerão, também às 21h” anuncia o sacerdote.

As missas são caracterizadas como Missa do Galo, que segundo o padre, trata-se de uma missa que está mais próxima à meia-noite. “Na missa é sempre lembrado aquele momento da candura dos pastores que estavam olhando os rebanhos e viram a estrela que veio simbolizar o nascimento de Jesus, dizendo que Jesus tinha nascido. ‘Eu vos anuncio uma grande notícia, que será para todos: hoje, na cidade de Belém nasceu o Salvador’”, explica Chico Lima.

A celebração, geralmente emociona os fiéis, segundo o padre. “Essa história provoca um impacto muito grande no imaginário coletinho do povo fé, porque ela vem dizer que tudo que é humano de nós, que é falho, nós precisamos sempre pensar numa esfera divina, em alguma coisa que seja diferente daquilo que é modelo humano”, explica, acrescentando que o Natal é o início de ano, vem sempre ser isso, esse modelo que não engana. As celebrações vão trazer um traduzir um pouco isso”, completa o padre.

O mesmo ritual no Natal será feito dia 31, quando todas as igrejas celebração missas às 19h e 21h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.