Vara Criminal

Vara de Criminal ouve preso em audiência por videoconferência em Imperatriz

A audiência foi presidida pelo juiz de Direito Marcos Antônio Oliveira.

Imirante Imperatriz, com informações do TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
A audiência teve a participação de um homem preso em São Paulo.
A audiência teve a participação de um homem preso em São Paulo. (Foto: Divulgação/ Assessoria )

IMPERATRIZ - Foi realizada no fórum da comarca de Imperatriz, uma audiência de instrução criminal com um presidiário encarcerado no Estado de São Paulo. A audiência foi possível por meio de videoconferência, sistema que possibilita ao Poder Judiciário fazer interrogatórios e outros atos processuais à distância, pela internet.

A audiência por videoconferência foi presidida pelo juiz de Direito Marcos Antônio Oliveira, titular da 2ª Vara Criminal, direto da sala de reuniões do Fórum Des. Henrique de La Roque, com a participação do promotor de Justiça Carlos Augusto, do defensor público Marcus Vinícius, e com o apoio da assessoria de informática do fórum. A juíza Edilza Ferreira Lopes compareceu à audiência e registrou o interrogatório.

O réu, Esdras da Silva, é acusado de crime de homicídio contra a vítima Luis Araújo Chaves, ocorrido no ano de 2013 e encontra-se encarcerado na Unidade Prisional de Balbinos (SP), onde é acusado de cometer outro homicídio naquele estado. A videoconferência foi realizada através do Centro de Detenção Provisória de Bauru (SP).

Segundo o juiz, a instrução processual foi realizada integralmente durante a audiência, quando foram ouvidas todas as testemunhas de acusação e defesa, com o acompanhamento do acusado e do seu defensor, estando os autos apenas aguardando as alegações finais para a posterior prolatação de sentença.

A logística para realização do ato processual foi feita pela própria vara criminal onde tramita a ação, em parceria com a Diretoria de Informática do Tribunal de Justiça do Maranhão e o Departamento de Teleconferência da comarca paulista.

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) regulamentou a utilização do sistema de videoconferência para realização de audiências no âmbito do Poder Judiciário com a publicação da Resolução Nº 61/2016, com base na Lei Federal Nº 11.900/2009. Atualmente, o sistema de videoconferência funciona nos maiores termos judiciários do Estado: São Luís, Imperatriz e São José de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.