Em Carolina

IFMA promove oficina de teatro para moradores de Carolina

A oficina permitiu um contato com as técnicas básicas do teatro.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
A oficina permitiu um contato com as técnicas básicas do teatro.
A oficina permitiu um contato com as técnicas básicas do teatro. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ – Cerca de 18 pessoas receberam uma oficina de iniciação teatral no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Carolina. As aulas foram coordenadas pelo professor Gilberto dos Santos Martins. A oficina permitiu um contato com as técnicas básicas do teatro, onde se trabalham exercícios corporais e suas relações com o texto e a cena.

“Nessa oficina, o aluno foi capaz de identificar os elementos básicos que constituem a cena teatral e a consciência de aspectos funcionais de seu corpo e sua relação com o espaço. O teatro, enquanto um eficaz meio de sensibilização dos sentidos, também é uma importante ferramenta de inserção social e de educação crítica da realidade”, explica o professor Gilberto

A proposta de trabalho constitui-se em um exercício de ocupação de espaços e de consciência de si neste espaço. A partir da execução de exercícios teatrais e jogos de interação dos corpos, pretende-se um novo olhar para as formas de comunicação com o mundo e o meio ao qual o sujeito está inserido.

“A ação de extensão é uma forma de integração entre o IFMA Campus de Carolina com a comunidade, fazendo, assim, o reconhecimento desse espaço enquanto instituição formadora e integradora de valores e saberes, além de estabelecer um sistema de troca de conhecimentos entre ambas as realidades”, complementa o professor.

No ano de 2017 será dada continuidade ao projeto ampliando-o a mais alunos e formando um grupo de teatro do IFMA Carolina, onde a relação de ensino e aprendizado interdisciplinar será privilegiada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.