Em Imperatriz

Régua telemétrica mede nível das águas do Rio Tocantins em Imperatriz

As informações foram passadas pelo superintendente da Defesa Civil.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Régua telemétrica instalada as margens do Rio Tocantins.
Régua telemétrica instalada as margens do Rio Tocantins. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ – O nível das águas do Rio Tocantins é monitorado diariamente pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz. Assim, para que possa informa as condições e informar a população que residem em áreas de risco, que geralmente estão sempre situadas nas margens do rio e dos riachos que cortam a cidade.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas, o monitoramento está sendo feita por uma régua telemétrica que medido em tempo real o nível exato do Rio Tocantins. Além da quantidade de chuvas diárias, mensais e anual, tudo via internet, “não havendo necessidade de deslocamento às margens do rio”, explica.

Pluviômetro

O superintendente informou, ainda, que Imperatriz já conta com quatro pluviômetros, aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local.

Os equipamentos que estão sendo instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. “Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva é necessário que seja instalado em locais descobertos”, finaliza o superintendente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.