UFMA Imperatriz

Feira das Profissões apresenta cursos da UFMA em Imperatriz

O evento conta com visitas guiadas aos laboratórios da instituição, oficinas e palestras.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
O evento conta com visitas guiadas aos laboratórios da instituição, oficinas e palestras.
O evento conta com visitas guiadas aos laboratórios da instituição, oficinas e palestras. (Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Nesta terça-feira (6), ocorre uma feira de profissão em Imperatriz, que tem a finalidade de apresentar os cursos de graduação oferecidos à comunidade pelo campus da UFMA em Imperatriz. O evento é promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Educação Tutorial (PET) – Conexões de Saberes.

O evento ocorre, simultaneamente, no Campus Centro e no Campus Avançado Bom Jesus. A Feira tem por finalidade apresentar os cursos de graduação oferecidos à comunidade pelo campus da UFMA em Imperatriz.

Para a coordenadora do PET Conexões, Adriana Crispim, a Feira das Profissões tem o interesse de despertar no aluno a necessidade de continuar os estudos após a conclusão do ensino médio. “O que a gente percebe é que para alguns a vida estudantil acaba no ensino médio, não existe continuidade”, afirmou.

“Um dos objetivos da Feira das Profissões, além de mostrar a nossa realidade e apresentar os cursos de graduação da UFMA campus Imperatriz, é despertar, nesse aluno que está concluindo a educação básica, o interesse em dar continuação aos seus estudos e mostrar que ele tem condições de fazer o Enem e ser aprovado em uma instituição pública”, concluiu.

Silvanete Gomes, professora da rede pública de Imperatriz, diz apoiar a iniciativa por perceber que os alunos têm dúvidas sobre os cursos de graduação e a carreira profissional que almejam seguir.

"Sempre faço uma enquete no início do ano letivo e percebo que a maioria dos estudantes não define antes a profissão que desejam seguir. Isso acontece por falta de estímulo de algumas escolas e da própria família, que não impulsionam esses jovens a definir objetivos de vida mais cedo", frisou.

Para o estudante do 3º ano do ensino médio, Vanderson Batista, a Feira das Profissões é de grande relevância para quem está concluído a educação básica por ser capaz de contribuir para a decisão do jovem sobre seu caminho no ensino superior.

“Saber se a escolha profissional vai lhe realizar de forma financeira e, principalmente pessoal, é importante. As disponibilidades bem apresentadas são capazes de instruir um jovem a decidir qual curso seguir. A Feira tem essa função, além de instruir o estudante sobre as graduações da UFMA em Imperatriz”, afirmou.

A Feira tem como público-alvo estudantes do ensino médio e interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal meio de acesso às vagas em instituições públicas e privadas do país através dos Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.