Novembro Azul

Câncer de próstata: Saiba a importância de fazer o exame de toque retal

Nesse processo é possível identificar precocemente o câncer de próstata.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Exame identifica precocemente o câncer de próstata.
Exame identifica precocemente o câncer de próstata. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRIZ - O exame de toque retal é a forma mais prática de se identificar alguma anomalia na próstata. Nesse processo, o médico introduz um dedo com luva lubrificada no reto e massageia a superfície do órgão, identificando assim a incidência do câncer. “Por esse motivo o exame de toque retal eleva a expectativa de vida do homem”, informa o radiologista Diogo Dias.

O especialista Diogo Dias continua a explicação: “Quanto mais cedo o homem fazer o exame e quanto mais cedo identificar a doença e iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura e, assim, também será maior a expectativa de vida do paciente”.

O exame de toque retal é indicado para todos os homens a partir dos 40 anos de idade, principalmente àqueles que têm histórico de câncer na família.

Novembro Azul

Trata-se de uma campanha mundial de conscientização contra o câncer de próstata que já matou um pouco mais de 13 mil homens só no Brasil (dados de 2013). A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é que surjam cerca de 60 mil novos casos desse tipo de câncer entre os homens brasileiros só em 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.