Premiação

Alunos maranhenseses conquistam 5º lugar em Festival de Robótica

Estudantes competiram em Brasília, durante o maior torneio das Américas.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: Divulgação. )

IMPERATRIZ – Uma equipe formada por seis alunos da Escola SESI Marly Sarney de Imperatriz conquistou o 5º lugar no Festival de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), uma das competições da Olimpíada do Conhecimento, realizada neste último final de semana, em Brasília, Distrito Federal. Na oportunidade, participaram 54 equipes. Considerada a maior competição de educação profissional das Américas, a 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento reuniu cerca de 1200 competidores de cursos técnicos do SENAI e dos Institutos Federais do país.

Para a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar, a entidade maranhense vem ganhando lugar de destaque nas competições nacionais. “O nome da escola SESI Marly Sarney tem sido muito bem representado por nossos alunos nas competições em diversos estados, e nos sentimos honrados por contribuir com a educação de jovens comprometidos com a sociedade, no meio científico e técnico. A robótica é um diferencial na nossa instituição, consta como disciplina em todas as nossas escolas, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades para seguirem carreiras com futuro promissor.”

Com o objetivo de despertar o interesse para as carreiras técnicas e científicas, além de apresentar as oportunidades desse mercado, o SESI-MA ainda levou a Brasília uma equipe formada por estudantes dos centros de Ensino Bem Omy (do município de Arame), Arlindo Ferreira de Lucena e Dom Marcelino de Milão (Barra do Corda) para participar do Festival de Robótica, que conquistou o 3º lugar na competição.

“Ficamos muito agradecidos por essa parceria com SESI-MA, em possibilitar, a cada estado, ter uma equipe de rede pública de ensino participando da competição de robótica. Essa iniciativa estimula o protagonismo juvenil e eleva a autoestima dos nossos alunos”, destacou o secretário de Estado da Educação Felipe Camarão.

Segundo a professora de robótica da Escola SESI Marly Sarney, Conceição Oliveira, os alunos demonstraram muita segurança e conhecimento. Ela destaca ainda a atitude do SESI de proporcionar a alunos de escolas estaduais a oportunidade de viver a experiência. “Alcançamos lugar de destaque em meio as 54 equipes de todo o país, graças a muito treino e trabalho em equipe. Além disso, nos tornamos vencedores, ao dividirmos nosso conhecimento e ajudarmos uma equipe de escola maranhense que também ganhou destaque no festival”.

Desafio do Robô

O Festival de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) teve três etapas, entre elas, o desafio de robôs; desenvolvimento de um projeto escrito com a temática da competição, ‘Animals Aliens’, ou seja, ‘Aliados dos Animais’, onde a equipe teve que identificar um problema na relação ‘Homem x Animal’ e propor solução para tal. E por último, as equipes foram desafiadas a mostrar seus valores, como união, companheirismo, espírito de equipe, de ajuda, entre outros. O projeto idealizado pelos alunos de Imperatriz teve como objetivo diminuir a solidão e o estresse dos animais de estimação com ausência do seu dono, por meio de um dispositivo acessível que promove a interação entre o animal e seu dono independente da distância.

Mateus Souza, aluno e integrante da equipe do SESI de Imperatriz, diz estar satisfeito com o resultado alcançado. “Nós treinamos bastante e tenho consciência que nossa equipe deu o seu melhor. A cada nova competição, ganhamos experiência e ajustamos o que precisamos melhorar. Estamos muito felizes por fazer parte do SESI e em levar o nome da escola para vários campeonatos país. Esse ano também foi interessante, porque tivemos a oportunidade de somar conhecimento com a comitiva de alunos da escola estadual convidada pelo SESI Maranhão para participar no festival”.

Medalhas conquistadas

No total, 21 maranhenses participam da Olímpiada do Conhecimento 2016. Além do Festival de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), os maranhenses também disputaram com estudantes de todo o país em outras três competições: Desafio por equipes, na área de Roupa Multifuncional, onde precisaram criar roupas customizadas; Desafio Individual para Pessoa com Deficiência nas áreas de panificação, operador de computador e costura; e na mostra nacional Inova SENAI, com os projetos inovadores Biscoito Integral Light com Recheio de Açaí e Painel Articulado para Revestimento Cerâmico.

Como resultados, o SENAI-MA trouxe de Brasília uma medalha de ouro e três de bronze. Duas das medalhas de bronze foram inéditas, conquistadas na área de tecnologia da moda e criatividade no Desafio por Equipes e no Desafio Individual. Para trás, os maranhenses deixaram estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro, que já têm tradição na indústria têxtil e vitrinismo. Também foi destaque na prova do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) para Pessoas com Deficiência: o competidor da ocupação padeiro, João Antônio Sousa Leite, de 23 anos, que tem síndrome de down, conquistou o ouro; e o deficiente visual, Igor Pontes Medeiros, de 19 anos, ganhou o bronze na ocupação operador de computador. Com o resultado, o Maranhão ficou em 4º lugar do Nordeste no ranking de medalhas por delegação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.