IFMA Imperatriz

IFMA promove Semana de Africanidades em Imperatriz

A programação do evento começa nesta quarta-feira (16).

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
O evento ocorre no Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
O evento ocorre no Instituto Federal do Maranhão (IFMA). (Divulgação)

IMPERATRIZ – Com o tema Os desafios dos negros na mídia brancocorra,e entre os dias 16 e 18 de novembro a VIII Semana de Africanidades em Imperatriz. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indiodescendentes (NEABI) e ocorre no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Imperatriz.

Em sua oitava edição, a Semana de Africanidades reúne esforços para difundir entre a comunidade escolar sentimento de orgulho e pertencimento étnico-racial, além de ser um espaço democrático de celebração das variadas expressões da diversidade humana.

Também tem como desdobramentos, fomentar o debate sobre o racismo e valorização da cultura afro-brasileira, por meio de mostra fotográfica; estimular o pensamento crítico e a expressão dos jovens sobre sua ancestralidade africana; possibilitar refletir sobre o processo de opressão das minorias sociais, inclusive pelas mídias, por meio da arte com a realização de um sarau literário e palestras; incentivar o auto pertencimento e orgulho afro-brasileiro, com a realização do concurso de beleza afro-brasileira entre os estudantes.

A programação este ano da Semana de Africanidades tem início no dia 16 de novembro com uma mostra fotográfica no pátio da escola; oficina e apresentação da Dança Afro – Espaço Liberté; apresentação cultural do projeto social Batuk; e a atividade palavras africanas em Libras, coordenada pela professora Adriana Oliveira e alunos surdos mudos do instituto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.