Novembro Azul

Oncologista alerta para os cuidados com o câncer de pênis

A doença já matou mais de 300 homens no Brasil.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
A doença atingir homens na faixa de 50 anos de idade.
A doença atingir homens na faixa de 50 anos de idade. (Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ - Além da prevenção contra o câncer de próstata, as ações da campanha Novembro Azul chamam atenção para o câncer de pênis, doença rara, mas que pode atingir homens na faixa de 50 anos de idade.

Quem alerta sobre o caso é a oncologista Kellen Cristina, com apoio do Instituto Amar Mais. Higiene é a forma mais poderosa de prevenção contra a doença.

“Falar de câncer de próstata é importante, mas devemos também estar atentos ao câncer de pênis. A maioria dos casos registrados afetou homens com idade mais avançada e é uma doença que dá para identificar muito facialmente. Prevenção é sempre a melhor solução”, explica Kellen Cristina.

De acordo com as explicações da oncologista, o câncer peniano é causado pela má higiene ou por falta de cuidados nas relações sexuais. Os primeiros sintomas podem ser identificados com o autoexame.

“Se surgir alguma mancha que seja mais clara do que a pele do pênis, o homem deve procurar urgentemente um urologista”, orienta Kellen Cristina. Secreção, mau cheiro, tumoração no pênis ou virilha e inflamações e coceiras também são alguns dos sintomas.

Assim como o diagnóstico, a prevenção é muito simples, “a principal ação de prevenção é o uso de preservativo e limpeza diária do pênis com água e sabão, principalmente depois das relações sexuais e masturbação”, orienta a médica.

Outra grande arma de prevenção contra o câncer de pênis é a cirurgia de fimose, que consiste em retirar parte do couro que cobre a cabeça do pênis, o que facilita ainda mais a higiene.

O câncer de pênis pode causar amputação do órgão e, em casos mais avançados, até a morte. A doença já matou mais de 300 homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.