Saúde

Equoterapia é ofertada gratuitamente em Imperatriz

Dezenas de pessoas estão sendo beneficiadas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Dezenas de pessoas estão sendo beneficiadas desde 2008.
Dezenas de pessoas estão sendo beneficiadas desde 2008. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ – A cidade de Imperatriz conta com um programa que tem levado saúde e esperança de dias melhores para os moradores da região. Desde 2008 um programa tem beneficiado várias pessoas com a equoterapia, que é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar.

O programa é realizado pela Secretária da Saúde (Semus), e as terapias são realizadas no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva, A mãe de Mauricio, que mora na Bela Vista (TO) e que em decorrência de um acidente perdeu todos os seus movimentos destacou sobre o atendimento que tem recebendo no programa.

“Cada movimento aqui representa uma vitória, Maurício tem três filhos, sofreu um acidente há quatro anos e nove meses, e quando saiu do hospital mexia apenas com os olhos e com a ajuda da equoterapia ele já monta e se equilibra no cavalo sozinho”, relata Sebastiana Trindade, ao contar a história de seu filho que aos 26 anos.

A equoterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza o cavalo como instrumento pedagógico direcionada a pessoas com deficiência, que abrange diversas patologias bem como o autismo e a paralisia cerebral. Para manter a qualidade do serviço, uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, pedagogo, educador físico, psicólogo, fonoaudiólogo, equitador e dois guias que faz o atendimento a comunidade.

A secretária de Saúde, Conceição Madeira, explica que as atividades do programa são mantidas com recursos da saúde, porque ela sabe dos ganhos que a sociedade tem a partir das sessões realizadas. “Nós mantemos a equoterapia porque dessa forma estamos contribuindo com a sociedade, melhorando a qualidade de vida da população de Imperatriz”, destaca.

De acordo com o coordenador do Programa, Sinval Damasceno, a equoterapia de Imperatriz é referência no Estado, pois é o único programa ativo contínuo do Maranhão e que está de portas aberta para atender a comunidade.

“O atendimento é feito diariamente, e qualquer pessoa que necessitar do atendimento equoterápico pode nos procurar, para passar por uma avaliação. Estamos todos os dias lá no Parque de Exposição das 15h às 21h”, informa Sinval.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.