Festejo de Santa Teresa D´Ávila

Procissão de Santa Teresa D''Ávila reúne cerca de 20 mil fiéis em Imperatriz

O cortejo fez um percurso pelo Rio Tocantins e por ruas da cidade.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
A procissão contou com inúmeros fiéis.
A procissão contou com inúmeros fiéis. (Foto: Angra Nascimento /Imirante Imperatriz )

IMPERATRIZ – A tradicional procissão em honra a Santa Teresa D’ávila, padroeira e cofundadora de Imperatriz, marcou o encerramento do festejo, o 164º de sua história. Um público aproximadamente 20 mil pessoas acompanhou a procissão, que este ano, devido à baixa do Rio Tocantins não teve a procissão fluvial, apenas um barco fez o translado da imagem, que também, contou com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a mesma que veio do santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, no dia 9 de outubro, como parte do projeto Rota 300.

Realizada anualmente no dia 15 de outubro, a procissão contou com inúmeros fiéis, muitos pagando promessa. É caso da diarista Marilene de Jesus, de 28 anos, que desde 2012 paga promessa. “Eu via as pessoas vindo para a procissão, e várias vezes eu via alguém distribuindo, água. Eu percebi que várias pessoas vinham e na hora da procissão ficavam meio que escuro. Então, eu fiz uma promessa: se eu conseguisse um emprego e permanecesse nele, eu iria doar velas e água”, explicou a jovem, ressaltando que “a cada ano, acrescento uma pessoa e aumento o que dou (vela e água), e as pessoas todas descalças”,

Marilene que é de Barra do Corda, conta que pagará a promessa enquanto residir, em Imperatriz. No seu grupo, já são 12 pessoas. Só este ano passou de oito para 12. “As pessoas veem que consigo, e resolvem me acompanhar”, ressalta a diarista, que inclui na promessa sua sobrinha, que tinha dificuldade de prosseguir nos estudos.

Entre os novatos, está o paisagista Wildglan Sousa Brito 30 anos. “No ano passado ela (Marilene de Jesus) me convidou para acompanhá-la. Eu nunca tinha participado, participei, gostei da procissão e este ano resolvi seguir novamente fazendo uma promessa”, afirma do jovem, um dos 12 integrantes do grupo. Todos acompanham a procissão de branco, descalços e distribuindo vela e água.

Outra devota de Santa Tereza, que também estava pagando promessa, foi dona Heroína de Sousa Neves, 58 anos. Ela lutou contra um câncer, fez uma promessa, se fosse curada, acompanharia todos os anos a procissão descalça, acompanhando o andor. “Fui curada. Todos os anos sigo pagando a promessa, e vou continuar enquanto eu tiver vida”, explica dona Heroína, que há sete anos conseguiu a bênção por interseção de Santa Teresa.

Este ano, uma das novidades da procissão foi a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Numa pequena embarcação, as duas imagens percorram pelas águas do Rio Tocantins, em seguida, desembarcaram no porto da Balsas, onde foram recebidas por milhares de fiéis. Em procissão terrestre, o cortejo seguiu principais ruas da cidade até a porta da igreja matriz de Santa Teresa onde foi feita uma grande Celebração Eucarística, que contou com a presença do clero. A missa foi presidia pelo padre e administrar diocesano Francisco Lima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.