Rio Tocantins

Nível no Rio Tocantins permanece instável, segundo Defesa Civil

Na manhã desde domingo (16), o nível está com 2,38 centímetro abaixo de zero.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
O nível das águas aos poucos está voltando ao normal.
O nível das águas aos poucos está voltando ao normal. (Divulgação /Geovana Frasão)

IMPERATRIZ – O nível das águas no Rio Tocantins permanece instável, de acordo com informações da Superintendência da Defesa Civil. Na manhã desde domingo (16), o nível está com 2,38 cm abaixo de zero.

“O nível das águas tem oscilado nos últimos 10 dias, nessa pontuação. Hora está com 2,36 cm, hora com 2,37. E hoje, ele (rio) amanheceu com 2,38 cm abaixo de zero. O rio gradualmente está subindo, lentamente, mas está”, afirmou nesta manhã, o superintendente de Defesa Civil, Francisco das Chagas (Chico Planalto), ressaltando que o nível saiu de um patamar muito mais crítico, onde chegou a quase cinco metros abaixo do nível considerado normal.

Apesar da melhora, a situação ainda é considerada grave pela Defesa Civil. “Ainda são visíveis vários pontos de areia, pontos baixos com pedras. Ainda não é aquela situação confortável que nós esperamos”, informou o superintende municipal.
Sobre a vazão da Hidrelétrica de Estreito, que segundo a Defesa Civil, que atinge diretamente o Rio Tocantins, nas abrangências de Estreito, Porto Franco, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Imperatriz, São Pedro da Água Branca e algumas outras cidades, até o encontro com o Rio Araguaia, o rio fica nessa situação provocado pela Hidrelétrica de Estreito, que por sua vez está com o patamar baixo.

“Ainda está baixo, mas também gradualmente vem subindo. Aos poucos a vazão está saindo daquela situação precária que estava 744 metros cúbitos por segundo, e agora, está alcançando 958 metros cúbitos por segundo. Ontem, ela (vazão) estava com 944, 945 metros cúbitos por segundo, e hoje, amanheceu com 958 metros cúbitos por segundo. É um acréscimo razoável, muito pequeno, mas está sendo aumentado” afirmou Chico Planalto.

Para que a situação do Rio Tocantins chegue nos moldes de um período de veraneio considerado normal, a vazão precisa chegar pelo menos a 1.120 a 1.200 metros cúbitos de água por segundo. De acordo com o superintendente, só assim o nível das águas chegará a 1,80 metros, 190 metros, abaixo de zero, que é uma situação confortável.

Chico Planto disse também, que foi informado de que as chuvas do Estado do Goiás ainda não ocorreram, conforme o esperado para que dessa forma abasteça o Lago de Serra da Mesa, assim como no Estado do Tocantins, onde fica o Lago de Lajeado, que também não choveu. “Com as chuvas escassas nesses Estados, os lagos ficam com uma vazão muita baixa e fazendo com que atinjam o Lago de Estreito para que ele possa manter seu nivelamento”, reiterou Chico Planalto.

É importante lembrar que após voltar as chuvas, o nível do Rio Tocantins volta a sua normalidade. No entanto, a Defesa Civil chama a atenção da sociedade para que “não continue com as mesmas práticas, mesmas irresponsabilidades, como desperdício de água, desmatamento das matas ciliares, jogando lixo dos córregos que despejam no Rio Tocantins. Tudo isso são fatores que ajudam a matar o rio”, alerta o superintendente Chico Planalto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.