Após atingir 3,45 mt abaixo de zero

Nível do Rio Tocantins sobe 60 centímetros em 48 horas, em Imperatriz

A Defesa Civil aproveitou a tarde para ajustar régua telemétrica.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Defesa Civil faz a calibragem da régua telemétrica no Rio Tocantins, em Imperatriz.
Defesa Civil faz a calibragem da régua telemétrica no Rio Tocantins, em Imperatriz. (Foto: Divulgação/ Chico Silva, da Defesa Civil)

IMPERATRIZ – Depois de ter atingido 3 metros e 45 centímetros abaixo de zero, há cerca de quinze dias, o nível do Rio Tocantins começou a subir desde essa segunda-feira (10), quando avançou 42 centímetros. Agora já são 60 centímetros acima da marca histórica mais baixa.

O superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva (Chico Planalto), disse, na tarde desta terça-feira (11), que esta elevação do nível da água se deve as chuvas acima da região da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE). “A água subiu 60 centímetros, mas poderia ter sido mais, porque para você ter uma ideia a vazão da Usina Hidrelétrica de Estreito estava de 744 mil metros cúbicos por segundos e agora está a 935 mil metros cúbicos por segundos", disse.

O servidor municipal de Imperatriz disse, ainda, que não choveu na região das cabeceiras do rio onde estão localizadas as usinas hidrelétricas de Lajeado e Serra da Mesa. Na tarde de hoje, Francisco das Chagas, em companhia de servidores da pasta, fez ajustes com a régua telemétrica que é usada para medir o nível da água no rio.

“Estamos saindo neste momento do rio, onde estávamos, contato telefônico com a empresa fabricante da régua, fazendo a calibragem dessa régua”, encerrou o superintendente da Defesa Civil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.