Projeto Rota 300

Réplica da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida inicia visita as paróquias de ITZ

Na Diocese de Imperatriz, a visita começou pela paróquia da cidade de Itinga.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Fieis e devotos posam para foto com a imagem de Nossa Senhora Aparecida após apresentação do projeto.
Fieis e devotos posam para foto com a imagem de Nossa Senhora Aparecida após apresentação do projeto. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – A réplica da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que chegou a Imperatriz nesse domingo (9), como parte do Projeto Rota 300 , vai permanecer na Diocese de Imperatriz por tempo indeterminado. A partir desta segunda-feira (10), a imagem inicia uma viagem pelas 398 igrejas diocesanas distribuídas por 13 municípios.

O administrador diocesano, padre Francisco Lima Soares explicou que diferentemente da cruz da Jornada Mundial da Juventude, a imagem da padroeira vai permanecer na cidade, que foi escolhida como uma das 50 cidades brasileiras para receber o objeto sacro.

“De todo o Brasil foram escolhidos cinquenta lugares, e Imperatriz foi um deles, para receber uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, abençoada no Santuário Nacional junto a Imagem Oficial de Nossa Senhora Aparecida. Esta é uma réplica perfeita da imagem encontrada por pescadores no Vale Paraíba do Sul”, explicou o administrador diocesano.

O secretario diocesano da Juventude da Diocese de Imperatriz, William Ferreira, detalhou que todas as dioceses brasileiras foram contempladas com uma imagem, como parte do processo de evangelização. Ele explicou que a comissão responsável pela vinda da imagem é formada por jovens devido ao que definiu como um reavivamento e experiências bem sucedidas com o projeto de evangelização “Bote Fé” realizado nos anos de 2012 e 2013 com a presença da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude, e com a imagem de Nossa Senhora.

“Então com esse mesmo compromisso que os bispos viraram confiaram essa missão aos jovens, que é peregrinar com a Mãe Aparecida por todo o Brasil, nesse caminho de missão e acompanhamento”, frisou Willian Ferreira.

Ferreira lembrou que uma comissão de jovens de todas as dioceses do Brasil foi a Aparecida (SP), para pegar a imagem. A comissão da Diocese de Imperatriz é composta por quase vinte pessoas, entre elas três padres, uma religiosa e leigos sob a liderança do administrador diocesano, Francisco Lima.

Recepção

De acordo com a comissão responsável pela imagem, mais de 600 pessoas recepcionaram a chegada do objeto sacro no Aeroporto Prefeito Renato Moreira, no domingo (9), às 22h. Do aeroporto, a comissão com a imagem seguiu em carreata pela cidade até a catedral de Nossa Senhora de Fátima, onde aconteceu a apresentação oficial à imprensa, leigos, representantes de movimentos pastorais e diocesanos e religiosos.

Durante a recepção no aeroporto, alguns fieis se emocionaram com a imagem. Também esteve presente, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, ex-bispo de Imperatriz e atual bispo Coadjutor da Diocese de Crato (CE).

Projeto de evangelização

O administrador diocesano fez questão de explicar o significado da vinda da imagem para Imperatriz e as influencias no processo de evangelização.

Francisco Lima explicou que o nome Rota 300 faz alusão aos trezentos anos desde que a imagem da padroeira do Brasil foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul, na região do Vale do Paraíba (SP), e que a iniciativa de levar a imagem as dioceses brasileiras vai reforçar a evangelização. Ele disse, ainda, a popularidade de Nossa Senhora Aparecida se dá em razão dos inúmeros milagres e bem-feitos atribuídos a santa e o imaginário simbólico do povo brasileiro.

“(...) Talvez de todos os santos brasileiros, ela é o que mais teve resultado para a vida do povo, tanto pela esperança, - uma vez que o povo tem que entender que na vida nem tudo está perdido, apesar da lógica, matemática e geometria apontarem, e ela, também, é Nossa Senhora das Dores. Tanto é que ela aparece para as pessoas mais sofridas”, analisou o religioso, acrescentando que até a raça negra da imagem da santa foi uma forma de identificação com as pessoas mais sofridas que na época do achado viviam em plena escravidão.

“Se formos fazer uma leitura espiritual, orante, Nossa Senhora é portadora de uma simbologia sem igual para o imaginário daqueles que tem fé: ela é das dores, da luz que leva para quem está nas trevas, oportunidade para quem são descartáveis da sociedade, que nada possuem e esse manto é uma simbologia da proteção, ele é o manto protetor de Nossa Senhora”, disse.

Leia, também:

Imagem da padroeira do Brasil chega em Imperatriz

Diocese de Imperatriz apresenta o Projeto Rota 300 na segunda

O projeto de evangelização, com a visita da imagem peregrina, já começou nesta segunda-feira com o translado dessa imagem nas paroquias diocesanas, começando por Itinga. Ela vai percorrer as 398 igrejas e 29 paróquias distribuídas em 13 municípios.

A imagem vai permanecer em Itinga até o dia 12 de outubro pela manhã em razão da paróquia ter festejo em honra a Nossa Senhora Aparecida. No mesmo dia, quarta-feira (12), a imagem volta para Imperatriz para o encerramento do festejo da comunidade de Nossa Senhora Aparecida, localizada no setor Entroncamento. Depois ela continua a visita em paróquias diocesanas como o encontro com a imagem de Santas Teresa D´Ávila, na procissão que encerra o festejo da padroeira de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.