Negócios

Sebrae desenvolve plano de ação para pequenos negócios no setor coureiro da Região Tocantina

Instituição vai desenvolver capacitações e demais ações para estimular economia.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
O curtume Upper dog que exporta para os Estados Unidos e alguns países da Europa, foi visitado pelos representantes do Sebrae e empresários do setor.
O curtume Upper dog que exporta para os Estados Unidos e alguns países da Europa, foi visitado pelos representantes do Sebrae e empresários do setor. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRIZ - O Sebrae, por meio da Unidade Regional em Imperatriz, tem dado continuidade a elaboração do plano de ação que visa impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios e o atendimento aos empreendedores da cadeia produtiva do couro, na Região Tocantina.

Neste sentido, representantes do Sebrae, Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles no Estado do Maranhão (Sindicouro) e Banco do Brasil visitaram recentemente os curtumes do município de Governador Edson Lobão, para articular as ações de fomento.

No município, o grande curtume tem utilizado equipamentos e processos inovadores e a produção abastece o mercado da região Sul do Brasil, Estados Unidos, países da Europa e Ásia.

O diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José de Ribamar Morais, esteve presente na visita técnica, com o objetivo de conhecer o potencial da região e as oportunidades de negócios geradas pela cadeia produtivo do couro, assim como as experiências de exportação e o processo de fabricação de grandes curtumes inovadores instalados em Governador Edson Lobão.

Foram visitados o Maranhão Indústria de Couros, Curtidora Ribeirãozinho, Upper Dog, o Curtume Santa Maria e a Unidade Vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Como forma de fomentar o empreendedorismo na região, o Sebrae, a partir do próximo ano, pretende trabalhar a inserção dos pequenos negócios no setor produtivo do couro. O objetivo é aproveitar as sobras dos curtumes instalados no território e dinamizar ações que fortaleçam a economia da região, realizando outras atividades paralelas que gerem emprego e renda. Além da estimulação a industrialização, comércio e a prestação de serviços.

Dentre as ações pensadas pela regional do Sebrae em Imperatriz, para fortalecer a cadeia produtiva do setor coureiro, está o incentivo a formalização de novos empreendedores por meio da modalidade Micro Empreendedor individual (MEI) e as diversas capacitações que serão promovidas como palestras, oficinas, consultorias e demais orientações sobre empreendedorismo, com foco na gestão, produção, atendimento, vendas, inovação e relacionamento com fornecedores do couro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.