Religião

Dom Gilberto Pastana assume a Diocese de Crato em janeiro de 2017

Dom Fernando Panico fez o anúncio durante celebração especial.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Dom Fernando Panico faz anuncio de deixar o comando da Diocese de Crato (CE).
Dom Fernando Panico faz anuncio de deixar o comando da Diocese de Crato (CE). (Foto: Divulgação/ Diocese de Crato (CE).)

IMPERATRIZ – Dom Gilberto Pastana de Oliveira será empossado como bispo titular da Diocese de Carto (CE), no dia 1º de janeiro de 2017. Dom Gilberto Pastana foi bispo de Imperatriz por dez anos e havia sido empossado como bispo Coadjutor da diocese cearense no dia 17 de julho deste ano.

Durante a celebração especial em homenagem a padroeira de uma das comunidades, Dom Fernando Panico, anunciou que só permanecerá no cargo até o dia 1º de janeiro do ano que vem, quando entregará o báculo, o bastão que representa o pastoreio da Igreja, ao então bispo auxiliar Dom Pastana.

De acordo com informações publicadas no site da Diocese de Crato, ao fazer o anúncio da renúncia em um momento de forte emoção, Dom Fernando Panico justificou o agravamento de seu quadro de saúde. Com isso, ele será promovido a Bispo Emérito.

“Chegou a hora de partir. Chegou a hora de entregar o báculo. Até estes últimos três meses do ano estarei na diocese, mas no dia primeiro de janeiro de 2017 entregarei o bastão de pastor para dom Gilberto”, disse o religioso em celebração do dia 25 de setembro.

Dom Gilberto Pastana não comentou, ainda, sobre sua posse, o que deverá fazê-lo durante visita à Imperatriz no dia 8 de outubro, durante celebração que presidirá dentro da programação do festejo de Santa Teresa D´Ávila.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.