Reliigiosidade

Diocese lança o 164º Festejo de Santa Teresa D´Ávila, padroeira de Imperatriz

O tradicional festejo será de 6 a 15 de outubro, com vasta programação.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Padre Felinto Elísio, pároco da igreja de Santa Teresa, durante o lançamento do festejo.
Padre Felinto Elísio, pároco da igreja de Santa Teresa, durante o lançamento do festejo. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – O 164º Festejo de Santa Teresa D´Ávila, padroeira e cofundadora de Imperatriz, que traz o tema A misericórdia do Senhor, eternamente eu cantarei, foi lançado oficialmente, nesta sexta-feira (23), pela diocese para parceiros, imprensa, movimentos e pastorais diocesanos.

Uma procissão para as crianças, a celebração pelo bispo Coadjutor de Crato (CE), Dom Gilberto Pastana, e a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida são as principais novidades da edição deste ano.

Lançado em solenidade simples no salão paroquial de Santa Teresa, a programação deste ano do festejo começa no dia 6 com a celebração de uma missa. No lugar da alvorada festiva com fogos de artificio, a proposta foi uma espécie de “conserto com sinos”.

Todas às noites, até o dia 15 de outubro, padres diocesanos vão se revezar na celebração de missas. Também haverá novena, a oração do Terço e movimento de pátio com barracas e o já tradicional festival de prêmios.

“Celebramos do dia 6 até o dia 15 de outubro a festa de Santa Teresa, que tem como novidade este ano, a presença de Dom Gilberto, que vem celebrar conosco no dia 8, a missa das 19h e no dia 15 teremos aqui a imagem de Nossa Senhora Aparecida celebrando os 300 anos que essa imagem foi encontrada”, anunciou o padre Felinto Elísio Correia Neto, pároco da igreja matriz de Santa Teresa.

Conforme a programação, também, ocorrera a celebração da Missa dos Enfermos, em que paroquianos vão buscar as pessoas doentes em casa, basta que os familiares repassem o endereço antecipadamente.

A missa será celebrada no dia 12 de outubro às 9h e será servido um café para esses convidados.

Lembrança

Diferentemente de anos anteriores, colaboradores do festejo vão ganhar uma pequena imagem de Santa Teresa. As primeiras foram distribuídas durante o lançamento da programação da festa religiosa.

A Procissão Luminosa, como vendo sendo chamada, voltada para crianças será realizada dia 12 de outubro. O trajeto do cortejo será da porta da capela Bom Jesus até a igreja matriz, onde vários brinquedos foram montados, como pula-pula, e ações de recreação para a criançada participantes. Toda a programação é gratuita.

No dia 8 será a celebração do ex-bispo de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana de Oliveira. No dia 15, após a Missa dos Professores, será realizado o translado da imagem, em carreata, da igreja para o Iate Clube de onde ela vai retornar nas procissões fluvial e terrestre. Este ano, a imagem de Santa Teresa terá a companhia da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que vem percorrendo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.