Diocese de Imperatriz

Pastoral Familiar quer ampliar ações para todas as paróquias diocesanas

Das 26 paróquias existentes na Diocese de Imperatriz, a pastoral só atua em nove.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30

IMPERATRIZ – A organização e lançamento da programação da Semana Nacional da Família na Diocese de Imperatriz é o objetivo principal da Pastoral da Família que, também, trabalha para ampliar suas ações. A meta é criar núcleos da pastoral em todas as paróquias.

Do total de 26 paróquias diocesanas, em apenas nove o movimento tem representações.

“É uma preocupação muito grande nossa que toda as paróquias tenham esse trabalho voltado para as famílias”, revelou uma das integrantes da pastoral, Tércia Rafaela de Oliveira Dias.

Assim como ocorre com as demais pastorais e movimentos, a Pastoral Familiar da diocese tem um calendário de atividades e seus integrantes se reúnem, geralmente, uma ou duas vezes por mês para deliberar sobre assuntos relacionados ao seu funcionamento e encontros e seminários.

A pastoral diocesana fica articulando como chegar as todas as paróquias da diocese que estão distribuídos em cinco municípios.

De acordo com Tércia Rafaela, nas reuniões da Pastoral Familiar Diocesana são discutidos sobre o calendário de atividades do mês e reflexão e autoavaliação das atividades desenvolvidas.

Dentre as ações desenvolvidas pela pastoral familiar estão o pré-matrimônio; encontros para casais de namorados; cursos de noivos e pós-matrimônio para recém casados.

“Como já temos o ECVC que trabalha com casais, então a pastoral se direciona mais para recém-casados e além disso tem os casos especiais como os casais de segunda união, viúvas e famílias incompletas, aquelas de crianças criados por avós”, explica Tércia.

Ao falar sobre o trabalho, Tércia, também, lembrou que a pastoral precisa de voluntários para desenvolver essa missão direcionada às famílias, que vem ganhando uma atenção especial da Igreja Católica.

“A Semana Nacional da Família já tem vinte anos de realização e em 2015 nós refletimos o amor é a nossa missão e este ano misericórdia na família. Então é a reafirmação do amor de Deus através da misericórdia e é um reforço para as famílias refletir esta semana”, lembra Luís Henrique, que é o vice-coordenador da pastoral familiar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.