Região Tocantina

Queimadas causam prejuízos em cidades da Região Tocantina

O Maranhão é o quinto no ranking de queimadas no pais.

Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
(Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Nessa época do ano, o tempo quente, além de favorecer a diversão em praias e clubes, também, influencia negativamente no fornecimento de energia elétrica, quando as queimadas são intensificadas no Maranhão. O Estado ocupa a quinta posição no ranking dos lugares que mais fazem queimadas no país, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com informações do major Júnior, do Corpo de Bombeiros, os meses de agosto e setembro são os mais críticos, pois as temperaturas aumentam e a umidade relativa diminui. Essa característica climática somada a falta de informação agravam o risco de incêndios.

“Começamos a chegar nos meses mais críticos, é partir de agosto e setembro que as queimadas aumentam. Muitas vezes com a desculpa de limpar e deixar o solo mais forte muitas pessoas acabam fazendo essas ações. Além dos prejuízos ambientais têm prejuízos no fornecimento de energia”, explica o major.

De acordo com dados da Companhia Energética do Maranhão, algumas cidades, como Montes Altos, Porto Franco, Grajaú, Estreito, Sítio Novo, Amarante do Maranhão, Imperatriz, Cidelândia, Arame, São Francisco do Brejão e Porto Franco, apresentaram ocorrências com falta de energia por conta de focos de incêndios. Em 2015, estes municípios deixaram mais de 4 mil pessoas sem energia elétrica.

Ainda, segundo o Inpe, só no Maranhão foram registados 1.871 focos de queimadas em todo o Estado. O técnico de segurança do trabalho, Marcos Tullio, alerta para os perigos que as queimadas oferecem quanto a interrupção de energia elétrica.

“Os cabos de energia podem se dilatar e ficar baixo, podendo ocasionar acidentes com pessoas que podem estar tentando controlar ou combater o incêndio”, explica.

Além disso, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), recebeu reforços de 12 bombeiros para auxiliarem na região durante este período.

*Com informações da assessoria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.