UFMA Imperatriz

Fórum Internacional de Pedagogia será realizado em Imperatriz

O evento tem como objetivo apresentar e discutir pesquisa e extensão.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz, vai sediar VIII Fórum Internacional de Pedagogia (Fiped), entre os dias 9 a 12 de novembro de 2016. Com o tema Educação para Direitos Humanos, Diversidade, Ética e Cidadania, o evento tem por objetivo apresentar e discutir a pesquisa e extensão na graduação em pedagogia.

A programação é promovida pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e uma faculdade particular de Imperatriz.

Para a professora do Curso de Pedagogia da UFMA, Raquel Azevedo, sediar um evento dessa magnitude, representa um grande desafio, e sobretudo uma oportunidade de mobilizar toda a comunidade acadêmica diretamente envolvida com o processo de formação inicial de professores.

“O Fiped, desencadeia um processo muito interessante que mobiliza diferentes naturezas jurídicas a se envolverem, gerando um movimento muito interessante. Nesse sentido acreditamos que o evento, será um grande sucesso, e que não se resumirá em apenas num evento, mas num evento desencadeador que a cidade merece e precisa”, explica.

O sociólogo Francisco Lima Soares, representante da Academia Imperatrizense de Letras, enfatiza a importância do evento falando que dentro do universo da pedagogia, ciência e Educação o modelo,ainda, é muito monótono, e o Fiped vem justamente incentivar que professores, e graduandos buscarem a pesquisa cientifica como algo que pode ter retorno tanto para quem faz quanto para sociedade em geral.

“Esse fórum internacional da pesquisa e graduação vai fortalecer essa cultura de poder trabalhar cientificamente a produção cientifica, ainda, não internalizou no universo cientifico do docente e pesquisador na Região do Tocantina", explana.

O diretor da UFMA, Daniel Costa explica que o evento vai contemplar muitas áreas da pedagogia das licenciaturas. “A gente não imaginava, mas eu acredito que a equipe que está desenvolvendo, e coordenando esse evento é uma equipe muito eficiente, tanto na capitação de recursos, como na capitação de pessoas para trabalharem e comparecerem no evento”, ressalta.

As inscrições vão ser realizadas até o dia 5 de novembro. Para mais informações do evento basta acompanhar no site do evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.