Despedida

Dom Gilberto Pastana cumpre últimos compromissos no Maranhão

O bispo vai partir na manhã desta sexta-feira, da Igreja Santa Tereza.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Nessa terça-feira, foi realziada a Missa de Envio, na Cadedral de Fátima.
Nessa terça-feira, foi realziada a Missa de Envio, na Cadedral de Fátima. (Foto: Angra Nascimento /Imirante Imperatriz )

IMPERATRIZ – Transferido para a Diocese de Crato (CE), após mais de 10 anos à frente da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana cumpre seus últimos compromissos no Maranhão. Na noite dessa terça-feira (12), foi realizada na Catedral de Fátima, a Missa especial de Envio, ritual marcado por muita emoção, tanto dos fiéis, quanto do bispo, que chorou durante a homilia.

Nesta quarta-feira (13), Dom Gilberto celebra ao meio-dia, na Paróquia de São Francisco, em Açailândia. Após esse compromisso, o sacerdote vai rezar uma missa a sós, nesta quinta-feira (14). E, na sexta-feira (15), antes de partir para Crato, Dom Gilberto vai rezar com a caravana que vai com ele “entregá-lo” para a Diocese de Crato. Ao todo, 18 carros com fiéis vão acompanhar o bispo até o Ceará.

A partida de Dom Gilberto está marcada para esta sexta-feira, às 5h da manhã, com saída da Igreja Santa Teresa. “A gente parte para chegar em Campos Sales por volta das 20h, onde, nós dormiremos. Campos Sales é a primeira cidade da Diocese de Crato. Pela manhã, partiremos, para chegar em Crato por volta das 8h, onde as pessoas vão fazer a nossa acolhida”, disse Dom Gilberto.

Sobre o Maranhão, Dom Gilberto Pastana ressaltou que vai levar muita saudade. “É uma demonstração da colegialidade episcopal. Realmente eu levo daqui do Maranhão, muitas saudades dos meus irmãos bispos. Nós fazíamos dos nossos encontros de irmãos, um encontro de comunidade. A abertura, a transparência, a alegria e a fraternidade entre nós era muito profunda, autêntica e verdadeira, a tal ponto que quem nos visse, poderia dizer: ‘veja como eles se amam. Veja como eles são irmãos’. Todos esses encontros das diversas dioceses do Maranhão nos enriqueceram muito e enriqueceu muito a igreja do Estado”, avaliou o sacerdote.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.