Despedida

Em despedida, Dom Gilberto fala sobre exortação do Papa Francisco

O bispo pediu aos fiéis que sigam as orientações de Papa Francisco.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Dom Gilberto cumpriu ontem, último compromisso público, em Imperatriz.
Dom Gilberto cumpriu ontem, último compromisso público, em Imperatriz. (Foto: Angra Nascimento /Imirante Imperatriz )

IMPERATRIZ – A despedida de Dom Gilberto Pastana, que assumirá como bispo coadjutor, na Diocese de Crato (CE), foi marcada por muitas mensagens na Noite Católica da 48 Expoimp, nessa terça-feira (5). A programação contou, ainda, com diversos agradecimentos feitos ao sacerdote, pela missão realizada em seus 10 anos à frente da Diocese de Imperatriz.

Dom Gilberto, em seu discurso de despedida, exaltou sobre um texto recente do Papa Francisco, em que fala sobre o olhar fixo em Jesus, fecundidade do amor, discernimento e integração. “Como sempre, a gente cultiva as famílias para viverem com intensidade os valores que são permanentes, como a verdade, a paz, a presença, sobretudo dos pais com os filhos”, disse, antes de enfatizar sobre o documento lançado pelo Papa.

“A exortação significa alegria do amor, para que as pessoas possam, não possam só adquirir essa exortação, mas aos poucos enquanto famílias, irem estudando e colocando em prática todas as orientações que o Papa tem oferecido para nós”, disse Dom Gilberto, lembrando que com o olhar fixo em Jesus, fecundidade do amor, discernimento e integração, é possível sim, resgatar os valores da família.

Dom Gilberto, que deixa um legado, em ações prestadas na cidade fez um segundo pedido: que a comunidade João Paulo II criada por ele, seja transformada em paróquia. “Eu estava trabalhando, para que a comunidade fosse transformada em paróquia, ainda este ano. Espero poder em breve para celebrar a transformação da comunidade numa igreja”, ressaltou.

Sobre a lembrança que levará de Imperatriz, Dom Gilberto disse que foi um aprendizado. “De Imperatriz, eu vou levar toda essa experiência que nós acumulamos ao longo desses 10 anos. Tudo aquilo que foi construído em termos de evangelização pastoral”, disse, o religioso, lembrando que, na cidade foi sua primeira como bispo. “Eu levo também, todo amor, todo o carinho, tudo aquilo que foi construído ao longo dessa década.

Dom Gilberto, que com seu carisma se manteve muito próximos dos fiéis, deixa como herança projetos sociais e o maior evento católico do Estado, Corpus Christi. Sobre a transferência, o sacerdote não ver como despedida, e sim, como gratidão. “Eu sou muito grato a Deus por nos inspirar, e ao mesmo tempo, pela convivência que a gente construiu com os católicos e não católicos aqui de Imperatriz. Realmente o povo tem manifestado esse carinho, esse amor, sobretudo, nesses últimos dias que estou vivendo. Tudo isso é motivo de dá graças a Deus, porque não é a minha pessoa, é Deus agindo na gente”, finalizou.

A transferência de Dom Gilberto para diocese de Crato-CE, foi uma decisão do Papa Francisco e anunciada em maio deste ano. Dom Gilberto já foi Reitor do Seminário São Pio X (1987-1990), Vice-Reitor do Seminário Maior Interdiocesano São Gaspar, Belém-PA (1996), Coordenador do Departamento de Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional-IPAR, Belém-PA (1996-1998) e Diretor da Rede Vida de Televisão (2000-2005).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.