Expoimp 2016

MP-MA expede Recomendação para regular cavalgada

A Recomendação é da 3ª Promotoria de meio ambiente de Imperatriz.

Imirante Imperatriz, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Foto: Divulgação/ MP-MA)

IMPERATRIZ - O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) expediu, no dia 17, uma Recomendação para a adoção de medidas com o intuito de regulamentar a participação da comunidade na cavalgada de Imperatriz, que será realizada neste sábado (2).

O documento é destinado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Sinrural), à Superintendência de Trânsito, à Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, à Secretaria de Infraestrutura e às polícias Militar e Civil.

A Recomendação é de autoria da 3ª Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente de Imperatriz, cujo titular é o promotor de justiça Jadilson Cirqueira.

Segundo o representante do MP-MA, o documento se faz necessário por conta da proporção adquirida pelo evento, que requer maior controle por parte das autoridades, devido aos maus-tratos de animais. Jadilson Cirqueira lembrou, ainda, que a responsabilidade ambiental é um dever de todos.

Entre as medidas a serem tomadas, o MP-MA recomenda a permissão somente de veículos previamente cadastrados e o transporte de no máximo cinco pessoas por carroça, incluindo o condutor, sob pena de exclusão do evento.

Outra medida é proibir o uso de qualquer material de vidro, devendo ser substituídos por materiais de plástico, alumínio, lata, papelão ou similar, desde que sejam acondicionados e entregues ao serviço de limpeza pública.

De acordo com o documento, o Sinrural também deverá distribuir aos condutores de veículos de tração animal a quantidade mínima de três mil sacolas plásticas para a captação do lixo produzido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.