Saúde Municipal

Prefeitura de Imperatriz testa transferência aérea de pacientes do SUS

A primeira transferência aconteceu hoje(22) e foi de uma paciente de 60 anos.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31

IMPERATRIZ – A prefeitura de Imperatriz anunciou nesta quarta-feira (22), que entrou em fase de testes o projeto Aeromédico, que tem por finalidade promover o transporte aéreo de pacientes que necessitam de transferência entre os hospitais de Imperatriz e de São Luís.

A transferência será por meio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), em parceria com as aeronaves da Secretaria de Segurança por intermédio do Centro Tático Aéreo (CTA).

De acordo com a prefeitura, parceria está em negociação através do Projeto Aeromédico desenvolvido pelas Enfermeiras Tatiara Freitas (Secretaria de Estado da Saúde) e Telma Neiva (Secretaria Municipal de Saúde).

Pelo projeto, o transporte aeromédico pode ser descrito em duas modalidades: resgate da vítima no local do acidente com rapidez e precisão, e transporte intra-hospitalar que consiste em remover o paciente de um hospital para outro que seja mais avançado dando continuidade ao tratamento.

Nesta quarta-feira (22), foi realizada uma transferência de forma experimental na qual a Secretaria de Segurança Pública já fez o transporte de uma paciente, a aposentada Maria das Graças Pereira de Brito, 60 anos, acometida com um aneurisma.

Moradora de Campestre do Maranhão, ela estava internada no Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão) há um mês e nesta quarta- feira seguiu para o Hospital Presidente Dutra, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.