Combate ao Trabalho Infantil

Ato público lembra passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Caminhada foi hoje (10), nas ruas do Centro.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Dezenas de pessoas participaram do ato público pelo combate ao trabalho infantil em Imperatriz.
Dezenas de pessoas participaram do ato público pelo combate ao trabalho infantil em Imperatriz. (Foto: Divulgação/ Assessoria da Prefeitura de Imperatriz)

IMPERATRIZ – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio de programas como o de fortalecimento de vínculos de crianças carentes realizaram uma caminhada nesta sexta-feira(10) para lembrar a passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de Junho. O ato público contou com aproximadamente 400 pessoas e percorreu ruas centrais da cidade.

De acordo com a coordenação, o evento surtiu os efeitos desejados: chamar a atenção do público para uma problemática invisível e que, ainda, existe Imperatriz.

Com faixas e cartazes com dizeres “Lugar de criança é na escola! Lugar de criança é brincando! Criança não deve trabalhar!”, o movimento, contou com a parceira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Segundo o coordenador do evento e do SCFV, Odair lima, o resultado esperado foi alcançado. "A caminhada mobilizou servidores de diversos programas sociais, crianças e em especial as pessoas que passavam pelo Centro Comercial ou que trabalham naquele local. Nosso objetivo de sensibilizar, mobilizar e divulgar uma problemática que ainda existe foi alcançado”, avaliou o coordenador.

“Precisamos que as pessoas tenham consciência, façam sua parte e não aceitem que crianças desenvolvam algum trabalho remunerado”, finalizou.

Na praça de Fátima, local do encerramento do ato, foram realizadas apresentações culturais com roda de capoeira e Bumba meu Boi.

Trabalho Infantil

O trabalho infantil é definido como uma atividade remunerada realizada por crianças com idade inferior a 16 anos, exceto no caso do programa menor aprendiz. As principais atividades exercidas estão em âmbito de trabalho doméstico, na agricultura familiar, atividades ilícitas: tráfico de drogas e prostituição, e como ambulantes.O trabalho infantil é uma violação dos direitos da criança e do adolescente, que impossibilita a maturação de forma natural e espontânea, além de limitar a socialização, a convivência familiar, os estudos e o lazer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.