Semana do Meio Ambiente

“O rio chegou a níveis jamais vistos” alerta Eduardo Massoli sobre o Rio Tocantins

A água e a arborização são focos da Semana Municipal do Meio Ambiente.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32

IMPERATRIZ – Aberta no dia 29 de maio, a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente em Imperatriz tem foco a arborização e os cuidados com a água. Até o dia 3 de junho, são várias as atividades que deverão ser desenvolvidas em prol do meio ambiente e, em especial, a proteção do Rio Tocantins.

O diretor de Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (Sepluma), Eduardo Massoli explica que equipes vêm ministrando palestras nas escolas sobre o rio na esperança de que a poluição e assoreamento sejam, ao menos, amenizado.

“O rio chegou a níveis que jamais foram vistos, este ano ele chegou ao nível mais baixo já registrado em todos os tempos. Então se a gente não atentar para isso agora, lá na frente poderemos estar cuidando de um pântano aqui”, alertou.

Como justificativa para essa ameaça, segundo ele, existem o assoreamento, o depósito de lixo e esgoto no rio e em seus afluentes, dentre outros.

“Estou com 40 anos e nunca tinha visto o rio numa situação como está em termos de seca, inclusive em conversa com especialistas eles disseram que a tendência, caso não se tenha ação rápida, ainda, este ano, os anos que virão teremos surpresas desagradáveis com este rio”, ressaltou.

Sobre o surgimento de bancos de areia, popularmente chamados de praia, Eduardo Massoli revelou que em vista aérea do rio é possível ver delineado os canais do rio e o leito, situação que confirma o baixo nível de recuo do nível da água neste período.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.