Verão 2016

Mesmo sem infraestrutura, Praia do Cacau começa atrair frequentadores em ITZ

A prefeitura anunciou que o período de veraneio, com infraestrutura, será aberto dia 17 de julho.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Praia do Cacau começa a atrair banhistas.
Praia do Cacau começa a atrair banhistas. (Foto: Divulgação/ Chico do Planalto)

IMPERATRIZ – Mesmo sem a infraestrutura adequada e programação oficial, a Praia do Cacau em Imperatriz vem atraindo milhares de banhistas nos últimos dias, em especial nos fins de semana.

A abertura do período de veraneio deste ano está será no dia 17 de julho.

A estiagem que assola a região, e ainda, em razão da construção de usinas hidrelétricas, entre outros fatores, levaram ao surgimento dos bancos de areia muito antes do previsto anualmente no trecho que banha a cidade de Imperatriz. Tradicionalmente o período de praias no Rio Tocantins em Imperatriz e Região Tocantina ocorre entre julho e setembro, mas nos últimos dez anos esse fenômeno natural vem sofrendo alterações.

Diante do calor e do cenário convidativo milhares de pessoas já passaram pela praia localizado no lado maranhense do Rio Tocantins que tem a sua frente a Ponte Dom Afonso Felipe Gregory.

Para aproveitar o filão, alguns barraqueiros montaram barracas que funcionam como um estacionamento improvisado a cerca de 800 metros da praia. Também foram instaladas barraca que vendem bebidas e alimentos aos frequentadores da área.

Preocupado com o grande número de pessoas que vêm frequentando a praia e outros locais do rio sem a infraestrutura, o superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto tem feito visitas regulares a área.

Há cerca de vinte dias ele chegou a procurar a imprensa ocasião em que fez uma alerta para que as pessoas redobrassem os cuidados no rio, cuidados que ele vem repetindo em entrevistas aos meios de comunicação.

“Não entrar em água acima da cintura, não consumir bebida alcoolica de forma exagerada, ter cuidado com as crianças. Estas são medidas que vão fazer com que eles voltem para casa tranquilamente”, alertou Francisco das Chagas.

O superintendente lembrou que o período de veraneio oficial do município será aberto somente no dia 17 de julho e que a estrutura, bancada anualmente pela prefeitura nas praias do Cacau e “do Meio”, só começarão a ser montadas a partir da segunda quinzena de junho. A infraestrutura bancada pela prefeitura consiste em barracas padronizadas, banheiros químicos,guarda-vidas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, energia elétrica, palco com música ao vivo e concursos, entre outras atrações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.