Saúde

Imperatriz mantém a oferta de cirurgias de reparação de “lábio leporino”

Em Imperatriz a média será de realização de dezesseis cirurgias por mês via SUS.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Cirurgias reparadoras de fissura labial estão mantidas em Imperatriz pelo SUS.
Cirurgias reparadoras de fissura labial estão mantidas em Imperatriz pelo SUS. (Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ – A Prefeitura de Imperatriz anunciou que renovou o contrato de prestação de serviços com a equipe do Bucomaxilofacial Leonilson Gaião e, com isso, dará continuidade a oferta do serviço de reparação de fissura labial, também, chamado “lábio leporino”.

A equipe marcou uma cirurgia para esta segunda-feira (30), em Imperatriz, único município no Maranhão, segundo a própria prefeitura, que disponibiliza esse serviço.

Desde que passou a ser disponibilizado na rede pública de saúde de Imperatriz, em 2014, o serviço já beneficiou dezenas de pacientes. Para essa nova remessa a média é dezesseis cirurgias por mês, o que vai possibilitar o aumento, ainda, maior, do número maior de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Antes de o serviço ser disponibilizado em Imperatriz, os pacientes eram obrigados a buscar tratamento em cidades como São Paulo e o custo no processo era muito alto para o Governo do Estado com passagens e encaminhamentos.

O atendimento de pacientes com fissura labiopalatina é realizado nos níveis de atenção básica e especializada. Inicialmente ocorre em nível clínico multidisciplinar é prestado no Centrinho localizado no Hospital Escola da Facimp, onde funciona o Curso de Odontologia, e o atendimento cirúrgico é realizado no Hospital Santa Mônica – instituição credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realização destas cirurgias.

A estrutura do atendimento conta com cirurgião plástico, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social, nutricionista e cirurgiões-dentistas de diversas especialidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.