Troca de lider

“Aprendi a ser bispo com vocês”, diz Dom Gilberto Pastana

Nomeado pelo Papa Francisco, Dom Pastana toma posse em Crato no dia 17 de julho.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Dom Gilberto Pastana deixa a Diocese de Imperatriz.
Dom Gilberto Pastana deixa a Diocese de Imperatriz. (Divulgação /Arquivo pessoal )

IMPERATRIZ – Dom Gilberto Pastana de Oliveira disse na tarde desta quarta-feira (18), em entrevista coletiva à imprensa, que foi pego de surpresa com a nomeação para o cargo de bispo Coadjutor da Diocese de Crato, no interior do Ceará. Ao fazer uma avaliação dos 10 anos e cinco meses que passou a frente da diocese, ele se mostrou satisfeito com as ações desenvolvidas e agradeceu o apoio dos diocesanos.

“Agradeço muito a Deus pela acolhida que tive aqui, isso facilitou para que elaborássemos o plano de ação evangelizadora na diocese. Então procuramos sempre avaliar as realizações, ver as necessidades, juntar leigos, e sobretudo as pastorais, movimentos e presbíteros e,ainda, responder aos problemas, às vezes emergenciais, às vezes mais duradouros”, reconheceu.

Dom Pastana disse que os projetos sociais e eventos como a celebração de Corpus Christ terão continuidade com o seu sucessor, que por enquanto, ainda, não foi nomeado pelo Papa Francisco. Ele estima que não há um prazo específico para que o pontífice faça a nomeação do novo bispo de Imperatriz, mas acredita que essa decisão não será tomada em menos de oito meses.

Dom Pastana revelou que foi informado oficiosamente sobre a nomeação, para a Diocese de Crato no dia 28 de abril, e desde então guardou a informação até a publicação da decisão no Boletim de Renúncias e Nomeações do Vaticano. Ele confessou que recebeu a notícia com naturalidade, por se tratar de uma medida comum entre os religiosos, mas ficou emocionado.

“Levo comigo tudo o que aprendi com os diocesanos de Imperatriz. Evidentemente que o Dom Gilberto de hoje não é mais o mesmo de dez anos atrás porque aprendi ser bispo com vocês. Mas tenho sentimentos, também sofro, já chorei, mas faz parte da vida”, revelou.

Despedida

A data da celebração de despedida de Dom Gilberto, ainda, não foi marcada, mas deve ocorrer no início de julho. Ele aproveitou o momento da entrevista para reforçar o convite aos católicos para a celebração de Corpus Chirsti, a última que ele presidirá, no dia 26 de maio.

Sobre o cargo, ele explicou que coadjuntor é aquele que está perto do bispo diocesano e pronto para assumir diocese no caso do titular pedir para ser promovido a bispo emérito por idade ou por doença. Dom Fernando Panico, de 70 anos, tem problemas de saúde.

Com a nomeação de Dom Pastana para a Diocese de Crato, a Diocese de Imperatriz fica oficialmente sem bispo.

No entanto, Dom Pastana vai continuar respondendo até a véspera da posse na nova diocese cearense.

“Ele fica na diocese até o dia 10 de julho e a posse dele em Crato está marcada para o dia 17 de julho. Dom Gilberto fica como administrador apostólico até o dia 10 de julho e se até esta data não for escolhido um novo bispo aí o Conselho dos Consultores se reúne e elege um administrador diocesano que será comunicado pelo Núncio Apostólico”, detalhou o padre Valdeci Oliveira, vigário geral da diocese.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.