Fiscalização

Defesa Civil notifica empresa de draga na área da Praia do Cacau, em Imperatriz

Após notificar empresa, Defesa Civil repassou caso a Sepluma para outras medidas.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Draga foi notificada pela Defesa Civil em razão de danos ao meio ambiente.
Draga foi notificada pela Defesa Civil em razão de danos ao meio ambiente. (Foto: Divulgação/ Defesa Civil)

IMPERATRIZ – Os responsáveis por uma draga que faz a extração de areia no Rio Tocantins, instalada nas imediações da Praia do Cacau, foram notificados pela Superintendente Municipal da Defesa Civil. O processo foi, ainda, encaminhado para a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) para outras providências.

Na fiscalização de rotina realizada nessa sexta-feira (13), a Defesa Civil flagrou a empresa prejudicando a via de acesso a praia.

“Na sexta-feira nós detectamos uma areial prejudicando uma via pública, há pouco tempo asfaltada, correndo o risco de interdição do trânsito nesse veraneio que se aproxima. Então nos adiantamos, notificamos o proprietário do areial e cientificamos das responsabilidades e repassamos o processo para a Sepluma”, explicou o superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico Planalto.

O superintendente adiantou que a partir de agora as fiscalizações, sobretudo no rio, serão intensificadas pela Defesa Civil. A medida visa evitar que os “dragueiros”, como são chamados os proprietários dessas máquinas façam a extração de areia de locais proibidos como as imediações das praias do Cacau e “Praia do Meio” e próximo as colunas de sustentação da ponte Dom Affonso Gregory.

A extração de areia fora dos locais autorizados pelas instituições competentes, segundo Francisco das Chagas, pode causar sérios prejuízos ao meio ambiente como o assoreamento do Rio Tocantins. Chagas disse, ainda, que em anos anteriores já chegou a realizar fiscalizações com apoio da Sepluma da Marinha do Brasil.

Além de serem notificados, os proprietários de dragas podem ser multados e até mesmo, em último caso, a cassação do alvará que autoriza a extração de areia no rio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.