Eleições 2016

Justiça Eleitoral antecipa convocação de mesários para junho

A convocação dos mesários para a eleição deste ano, sera de 10 a 30 de junho.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Justiça Eleitoral antecipa em um mês a convocação de mesários que será entre 10 e 30 de junho.
Justiça Eleitoral antecipa em um mês a convocação de mesários que será entre 10 e 30 de junho. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz )

IMPERATRIZ – Com o fim do prazo do cadastramento de eleitores no dia 4 de maio, a próxima etapa do calendário eleitoral deste ano será a nomeação e convocação de mesários que vão atuar no dia da eleição. Em Imperatriz, mais de 2.200 pessoas vão trabalhar como mesários no pleito eleitoral.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, José Sousa, os mesários serão convocados pelos juízes eleitorais entre os dias 10 e 30 de junho e os treinamentos começarão dias depois.

" A convocação era no final de julho, mas em razão de modificação do calendário eleitoral, em razão de uma mini reforma eleitoral que se deu, então um serviço que vai ser mais intenso lá na frente vai ser o de registro de candidaturas (instrução e julgamento) (...) e então antecipamos a nomeação de mesários para a primeira quinzena de junho", disse. Já o treinamento está programado para o início de julho.

Os locais de treinamento deverão ser definidos após a convocação dos mesários. Cada uma das zonas eleitorais deverão definir o local para o treinamento.que terá como novidade a modalidade de voto digital.

“Também é importante dizer que aquele eleitor que já está habilitado digitalmente, caso venha a perder ou extraviar seu título, este poderá requerer a segunda via, até dez dias antes da eleição”, alertou o funcionário da Justiça Eleitoral. “Isso é uma informação à parte, porque não muda nada na base de dados do TSE, apenas uma impressão de título”, completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.