Imperatriz

Curso capacita profissionais sobre os Direitos Humanos

O objetivo é capacitar profissionais da rede de atendimento à mulher.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ - Comprometida em criar ações para o enfrentamento da violência contra a mulher, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher (SMPM), está promovendo, o I Curso de Capacitação de Gênero em Direitos Humanos.

O curso de capacitação encerra-se neste sábado (16), e é voltada para profissionais que compõe a Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência Doméstica e Familiar que acontece no auditório da Secretaria Regional de Saúde, localizada à Rua Coriolano Milhomem, 271, Centro.

O curso conta com a participação e representantes do Poder Judiciário (Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher); Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA); Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA); Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM); Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), Polícia Militar e Casa Abrigo.

Participam, ainda, do curso o Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC), educadores, representantes de movimentos sociais, servidores públicos municipais/estaduais, sociedade civil, dentre outros.

No primeiro dia de curso, o promotor de Justiça Joaquim de Sousa Junior, titular da Promotoria Especializada de Defesa da Mulher palestrou sobre direitos humanos, gênero, lei Maria da Penha, entre outros temas relacionados.

Para o promotor de Justiça, o curso tem como objetivo desmistificar e esclarecer diversas dúvidas relacionadas ao conceito sobre direitos humanos.

“Direitos humanos não são para proteger bandidos como muitos pensam, serve para proteger as mulheres, idosos, os cidadãos, ou seja, os direitos humanos como o próprio nome se refere, protegem aqueles que são suspeitos de algo” explicou.

De acordo com a secretária da Mulher, Conceição Medeiros Formiga, o curso é importante para aprimorar o conhecimento dos profissionais na área de gênero.

“A Secretaria da Mulher proporciona o curso com o objetivo de sensibilizar e capacitar os profissionais que atuam nos serviços especializados da Rede de Atendimento à Mulher, bem como para pessoas que tem afinidade com o tema gênero e direitos humanos. A importância do curso é aprofundar cada vez mais ideias e conhecimentos sobre esses temas”, disse.

A objetividade do curso é levar informações para o público presente e para a sociedade em geral com temas relacionados à violência doméstica, gênero, racismo, orientação sexual, direitos, deveres e os desafios para a implementação das leis Maria da Penha e do Feminicidio. A programação continuará com o segundo módulo prevista para os dias 29 e 30 de abril.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.