Apresentado em audiência pública

Projeto de lei pretende reconhecer e valorizar mestres da cultura popular de Imperatriz

Projeto foi apresentado em audiência pública na Câmara de Vereadores de Imperatriz.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
A audiência pública sobre a cultura popular foi muito concorrida.
A audiência pública sobre a cultura popular foi muito concorrida. (Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa da Câmara)

IMPERATRIZ – A valorização da cultura, das pessoas e entidades que integram os movimentos culturais em Imperatriz deram o tom de uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (14), pela Câmara de Vereadores. O objetivo principal da audiência foi discutir sobre a emissão do Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular.

O autor da matéria, o vereador Adonilson Lima, explicou que a audiência foi uma forma de dar maior visibilidade a produção cultural imperatrizense, em especial o trabalho das minorias.

“Temos uma responsabilidade histórica do nosso mandato, que se torna um instrumento dos anseios coletivos e hoje estamos encarnados em todos que fazem a cultura de Imperatriz. Onde se faça e pense cultura, nosso mandato estará lá”, se dispôs o parlamentar.

Em pronunciamento, o representante do Ministério da Cultura, Reginaldo Freire, ressaltou que a cidade destaca-se ao discutir a valorização dos Mestres e colocou-se a disposição, em nome do órgão, para colaborar com esse processo. “Lutamos para garantir o reconhecimento dos tesouros da cultura, ou seja, das pessoas ou grupos dotados de conhecimentos culturais, os quais são transmitidos socialmente, construindo assim, a cultural maranhense. Portanto, nosso papel aqui é fortalecer esse momento”.

Durante a sessão foi o vereador Adonilson e representantes da cultural local apresentaram um projeto de lei que, se aprovado, vai possibilitar a concessão do Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular. O registro é um reconhecimento formal de pessoas ou grupos que tenha conhecimentos ou técnicas necessárias para preservação da cultural tradicional popular de uma comunidade.

O projeto será encaminhado às comissões competentes da Câmara Municipal de Imperatriz, para apreciação e consequentemente votação em plenário. Ainda não há data prevista para o retorno da matéria ao plenário para votação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.