Nacional

Associações de caminhoneiros poderão criar fundo próprio

A proposta tem objetivo de dar mais segurança aos transportadores.

Divulgação / CNT

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34

BRASIL – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal aprovou o projeto de lei que permite a associações e cooperativas de transportadores criar um fundo próprio para danos em veículos. A ideia é que o recurso possa ser utilizado para cobrir despesas por acidentes, incêndio ou furto de veículos dos associados e cooperados.

Se não houver recurso para votação pelo plenário do Senado, o projeto será enviado à Câmara dos Deputados. A proposta tem objetivo de dar mais segurança aos transportadores.

“Furtos e roubos de carga e de caminhões afligem as empresas transportadoras, os caminhoneiros autônomos e suas famílias. Para complicar a situação, é cada vez mais difícil fazer um seguro para caminhões. As seguradoras se recusam a assegurar veículos com mais de 15 anos de uso e, quando o fazem, cobram valores impossíveis de serem pagos pelos motoristas autônomos”, destaca a justificativa do projeto.

O documento salienta, também, que a aprovação da lei deve ajudar a evitar embates judiciais entre entidades e a Superintendência de Seguros Privados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.