Semana Santa

Diocese de Imperatriz inicia a celebração do tríduo pascal

Á noite tem a celebração da Missa do Lava-pés, ocasião em que ocorre a Santa Ceia

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Celebração do Santo Crisma faz parte do tríduo pascal.
Celebração do Santo Crisma faz parte do tríduo pascal. (Diana Cardoso / Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – A Igreja Católica celebra, a partir desta Quinta- Feira Santa, o tríduo pascal, como são chamados os três dias que antecedem a páscoa e o coração do ano litúrgico. Compõem esse período a Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, que ocorre véspera do domingo de Páscoa.

Nas paróquias da diocese de Imperatriz uma extensa programação foi iniciada na manhã de hoje (24), na maioria das delas está sendo realizada a dramatização da Via Sacra.

Na catedral de Nossa Senhora de Fátima, no Centro, dez seminaristas diocesanos celebraram as Lauras (oração da manhã), em seguida foi celebrada a Missa dos Santos Óleos ou Santo Crisma e à noite será celebrada a Missa do Lava-pés.

“À noite teremos a celebração da Santa Ceia. Hoje, quinta-feira santa é o dia em que Jesus instituiu a Eucaristia e hoje renovamos e atualizamos este gesto de Jesus”, disse o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana de Oliveira.

Para a Sexta-Feira Santa os fiéis da catedral de Fátima vão fazer mais uma Via Sacra pelas ruas do entorno da paróquia.

“A Via Sacra começa na catedral de Fátima às 7h e percorre as ruas do bairro onde fica a catedral e às três horas da tarde, em todas as igrejas, nós recordamos a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo com a narrativa da paixão e veneração da cruz”, destacou o bispo, acrescentando que a veneração da cruz é o momento de contemplação da morte de Jesus e o diálogo que ele teve com os seus algozes.

No Sábado de Aleluia, a igreja celebra a alegria em razão da vitória de Jesus sobre a morte.

“É quando gritamos, ó morte onde está tua vitória? Tu foste tragada pela vida. É a celebração, portanto, da vigília pascal e celebração da ressurreição e da vida”, complementou Dom Gilberto Pastana.

Programação de todas as paróquias

Dom Gilberto Pastana lembrou que a dramatização da Via Sacra é um momento especial para as comunidades católicas por possibilitar que mais pessoas possam “vendo esses papeis não se convertem e não se aproximam mais do senjor Jesus?”.

“A cada ano aumenta o número de comunidades diocesanas que tem, ao longo da Semana Santa, preparado dramatizações para que os fies possam vivenciar com maior intensidade esses momentos”,observou do bispo. O líder da Igreja Católica em Imperatriz, disse que todas as paróquias desenvolvem a mesma programação e celebrações neste período do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.