Projeto

Projeto utiliza fibra maranhense na produção de automóveis

O carro, com peças desenvolvidas com o sisal, está exposto em <i>shopping</i> da cidade.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
O carro está exposto em um <i>shopping</i> da cidade.
O carro está exposto em um <i>shopping</i> da cidade. (Divulgação /Assesoria)

IMPERATRIZ - A partir desta terça-feira (15), ocorre em Imperatriz, uma exposição de um protótipo de automóvel que tem peças desenvolvidas com a fibra do sisal. A planta maranhense, utilizada para a fabricação de fios, ganha aplicação na indústria automobilística e gera menos custos, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

A iniciativa faz parte das ações do Projeto Inovação com Sustentabilidade, que envolve a fibra do na produção da indústria, para a confecção de peças de carros que substituem partes de plástico comum durante a montagem. Para o autor do projeto, Helbert de Oliveira, o Estado do Maranhão recebe grande destaque com a inovação por ser ecologicamente correto, mas, também, pela qualidade do produto produzido com a matéria-prima da planta.

“A fibra dura do sisal atende à demanda e as exigências das principais montadoras da indústria automobilística, não só nacional, mas internacional”, ressalta.

Segundo Helbert, o projeto traz ainda para a economia do estado, possibilidades de mais geração de emprego e renda, desenvolvimento das pequenas produções rurais e, consequentemente a melhoria da qualidade de vida de muitas famílias maranhenses.

O protótipo do modelo que estará a mostra está sendo montado por uma empresa em Imperatriz e a cerimônia de lançamento conta com a participação do Ministério da Agricultura, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), Banco do Brasil, Banco do Nosdeste, bancos ligados ao setor do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e da classe dos produtores rurais da região.

O automóvel será exposto num shopping da cidade, a partir desta terça-feira e segue até o final do mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.