Projeto Social

Instituto realiza mais de 1.400 atendimentos na recuperação de dependentes químicos

Foram crianças, adolescentes, homens e mulheres atendidos.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – “Antes, eu achava que iria morrer aos 20 anos. Porém, Deus foi me surpreendendo e hoje sou diferente, pois tenho metas e sonhos que podem ser realizados”, relata Dreika Sousa, uma das beneficiadas com os 1.400 atendimentos realizados, em 2015, pelo Instituto Lugar de Ajuda, instituição que atua na prevenção e recuperação de dependentes do álcool e das drogas.

Nesta semana, foi divulgado o relatório anual de pessoas atendidas pelos nove projetos sociais e comunidades terapêuticas do Instituto Lugar de Ajuda. Foram crianças, adolescentes, homens e mulheres que já passaram pela entidade ou ainda estão sendo acolhidos de alguma forma.

Na área da recuperação, a Comunidade Terapêutica (CT) Renascer I, no município de Montes Altos, foram 213 homens atendidos. Já a CT Renascer II, no Bananal, atendeu 132 homens envolvidos com a dependência química. A CT Renascer Feminino cuidou de 75 mulheres no ano passado. Dreika, que já foi interna, hoje trabalha como monitora na comunidade. “Agora, ajudo outras pessoas. Nesse lugar, eu encontrei o que faltava na minha vida”, garante.

A Comunidade Terapêutica Recomeço, que acolhe mendigos e andarilhos, atendeu 82 homens em um sistema de rotatividade. A CT Promic, que trabalha com crianças e adolescentes do sexo masculino envolvidos com álcool e drogas, recebeu 44 internos em 2015.

No campo da prevenção, a Creche-escola Vida, que atende famílias na Vila Redenção I, formou cerca de 100 alunos na educação infantil. O Projeto Redenção, uma extensão da Creche-escola, ofereceu 300 vagas divididas em aulas de dança e de música, além de aulas de educação física para 200 alunos.

A Casa Lar Meninas dos Olhos de Deus, que acolhe crianças destituídas das famílias, atendeu 20 meninas no ano passado. O Instituto também possui a Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente (Funcad), em Marabá (PA), que teve 320 alunos matriculados em 2015, em modalidades como futebol, karatê e musicalização infantil.

Para o diretor do Instituto, José Luiz Lopes, os resultados são a soma de vários fatores, entre eles, a participação de quem contribui direta ou indiretamente e os colaboradores que atuam diariamente nos projetos. “Se não fosse o cuidado de Deus para com as pessoas carentes e a soma desse amor ao próximo, com toda certeza, não teríamos alcançados tais resultados”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.