Energia solar

Energia solar é tema de palestra em Imperatriz

Essa energia permite zerar as despesas com as contas.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
Pessoas reunidas durante a palestra sobre energia solar.
Pessoas reunidas durante a palestra sobre energia solar. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ- Com objetivo de diminuir os gastos de energia, o Sindicato de Panificação e Confeitaria de Imperatriz (Sinpacimp) reuniu associados e membros do sindicato para assistirem palestra sobre Energia Solar Fotovoltaica, a Energia do Futuro em Imperatriz.

O tema é muito pertinente para o ramo alimentício, pois as despesas com as contas de energia são altas. A reunião foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), em Imperatriz.

O palestrante e desenvolvedor da iniciativa José Maia, falou sobre o objetivo do projeto. “Apresentamos para o ramo de panificação a possibilidade de uma mini geração de energia solar, por meio de um financiamento específico. No Maranhão estamos, próximo da Linha do Equador e por isso temos uma média de 8 meses de irradiações solares ao longo do ano, o que possibilita zerar a conta de energia”, declarou.

Regulamentada pela Aneel por meio da resolução 482/12, a lei permite que a energia gerada durante o dia pelo sistema solar fotovoltaico abasteça a demanda da casa/empresa e, havendo excedente de energia gerada esta quantidade será exportada para a rede da distribuidora local, retornando em forma de créditos na conta do consumidor.

“A energia fotovoltaica gerada não precisa estar voltada para pontos de consumo determinados, pois interage com o sistema da concessionária, gerando créditos que poderão ser consumidos em até noventa dias, não havendo necessidade de baterias”, explicou José Maia.

O panificador e integrante do sindicato, Antônio Alves Barbosa conta que ficou bastante entusiasmado com a ideia de produzir sua própria energia e revela que já iniciou os estudos para implantar o sistema em seu estabelecimento.

“Eu acho que é de grande valia e ajuda para nossa área por se tratar de um investimento que por si só se paga, além disso, traz vantagem a médio prazo para nosso faturamento”, aponta o panificador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.