UFMA Imperatriz

UFMA: mesa-redonda discute doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em ITZ

Além da palestra, os estudantes visitaram o <i>campus</i> Centro.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ – Nesta quarta-feira (17), será realizada às 16h, uma Mesa Redonda sobre o tema, zika, dengue, chikungunya e microcefalia.

Foram convidados para o evento os palestrantes Gêneses da Silva Costa, da Vigilância Ambiental de Imperatriz, enfermeira Erliene Feitosa de O. Cavalcante, responsável pelo Núcleo de Vigilância do Hospital Regional de Imperatriz. Além da presença do médico referência em doenças tropicais e infectologia José Maurício Casanova.

Os acadêmicos e professores do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de Imperatriz, também, visitaram o campus repassando informações sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

A preocupação e o foco da ação foram voltados para os riscos e sintomas que as doenças ocasionam nas pessoas afetadas, além de ser observado dentro do campus, possíveis reservatórios que sirvam de moradia e reprodução do mosquito.

Segundo a professora de Enfermagem Francisca Feitoza, uma movimentação nesse sentido é fundamental, principalmente, nesse momento de várias dúvidas acerca dessa crise com o mosquito.

"Acho importante esse momento porque não é um problema só de quem é da área da saúde, mas uma questão de toda a população, e como educador temos a obrigação de levar a informação e prevenção para as pessoas", explanou.

Sete alunos participaram da atividade, levaram informação, distribuíram panfletos, e foram de sala em sala orientando os acadêmicos sobre conhecimentos importantes sobre o Aedes aegypti, conscientizando os alunos para cuidados dentro do espaço da universidade e nas suas moradias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.