Saúde

Dia D de combate ao Aedes aegypti mobiliza equipes em Imperatriz

Em Imperatriz são 121 agentes de endemias e 550 militares das três Forças Armadas.

Alan Milhomem e João Rodrigues / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
 Militares e agentes de endemias encabeçam a ação. (Foto: João Rodrigues / Imirante Imperatriz)
Militares e agentes de endemias encabeçam a ação. (Foto: João Rodrigues / Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Mais de 500 militares e 121 agentes de endemias estão nas ruas de Imperatriz, e vão percorrer 20 bairros, na ação de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Alunos de várias escolas da rede estadual e servidores público também compõem a força tarefa que está atuando Imperatriz neste dia D de combate ao Aedes aegypti.

Segundo o supervisor de endemias, Denis Francalino, a ação ocorre em todo país e segue uma portaria do Ministério da Saúde que instituiu este sábado como D de combate ao mosquito transmissor da dengue.

“Em Imperatriz são 121 agentes de endemias e 550 militares das três Forças Armadas e PM. Todas as equipes se reunião no quartel do exército, onde foi dada a ordem de ação das equipes. O trabalho de campo tem o objetivo de conscientizar a população que é preciso combater o Aedes, que está causando muitos transtornos na saúde e na sociedade. A nossa missão é combate o Aedes”, afirma Denis, que integra a equipe que está atuando nos bairros Santa Inês e Santa Rita.

De acordo com o supervisor, os agentes e os militares vão entrar nas casas, combater os focos de mosquito com o uso de larvicida e conscientizar a população sobre a necessidade de combater o mosquito da dengue. “Hoje, a nossa missão não é combater o mosquito, é não deixar ele nascer”, destaca o supervisor.

 As equipes percorrem casa por casa. (Foto: João Rodrigues / Imirante Imperatriz)
As equipes percorrem casa por casa. (Foto: João Rodrigues / Imirante Imperatriz)

A equipe que percorre os bairros Santa Inês e Santa Rita se concentrou, inicialmente, na avenida Newton Bello, em frente ao Cemitério Campo da Saudade. De lá, os agentes e militares partiram para as visitas as casas. O pedreiro José Raimundo, abriu a casa para os agentes e aprovou a iniciativa. “É um trabalho bom, olhar as casas se tem agua ou não. A minha parte está feita, agora os outros também tem que fazer a parte deles”, disse.

Além da ação neste sábado, o comandante do 50 BIS, tenente-coronel Roberto Furtado, garantiu que, em Imperatriz, que 100 militares e 150 agentes estarão nas ruas durante a semana para cobrir as áreas que não serão alcançadas neste sábado. “Esse trabalho é conjunto do Ministério da Defesa, Ministério da Saúde na busca de uma solução para combater o mosquito. No entanto, é a população que tem o papel fundamental nessa luta”, ressalta o comandante.

Como parte das ações do dia D, foram colocados três pontos fixos de conscientização na cidade: no Imperial Shopping, praça de Fátima e Tocantins Shopping. São três equipes pequenas que divulgam a ação.

 Alunos da rede estadual participaram da ação no Centro da cidade. (Foto: Divulgação)
Alunos da rede estadual participaram da ação no Centro da cidade. (Foto: Divulgação)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.